Nessa quinta-feira, 19, representantes de municípios alagoanos fizeram uma visita técnica nos Mercados Centrais de Aracaju com o objetivo de conhecer o resultado da revitalização e modernização do espaço, bem como o trabalho de gerenciamento, limpeza e fiscalização realizado no local pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
Segundo a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, o estado de Alagoas já vem observando a atuação da administração municipal nos Mercados. "No mês passado, uma equipe do Sebrae/Alagoas veio para conhecer toda a estrutura e tratamos da possibilidade de trazer representantes de alguns municípios. A aprovação da idéia foi imediata, pois tanto eles como nós aprendemos", contou.
Sendo o maior ponto de abastecimento de produtos para a população local e uma espécie de vitrine da produção cultural do estado, os Mercados Centrais (Albano Franco, Thales Ferraz e Antônio Franco) encantam pelo estilo imponente. "A grandiosidade dos mercados e a diversidade de produtos comercializados são intrigantes. Estamos buscamos entender a boa atuação do poder público aqui. Ficamos impressionados com a organização, limpeza e administração. Queremos levar muitas idéias para a nossa cidade", disse o secretário municipal de Abastecimento de Maceió, Arnóbio Cavalcante.
Além da cidade de Maceió, estiveram presentes representantes de Penedo, Jequiá, Girau do Ponciano e Associação dos Empresários de Feiras Livres de Arapiraca. "Sempre recebemos muitos turistas aqui, mas não é sempre que temos a oportunidade de trocar informações, de conhecer e vivenciar a realidade de outros locais. O intercâmbio sempre é proveitoso, já que é uma outra visão sendo exposta sobre o mesmo local", afirmou a gerente de Abastecimento da Emsurb, Silvana Gomes.
Modelo
De acordo com a representante da Carteira de Comércio e Serviços do Sebrae/AL, Débora Medeiros Cavalvante, a visita foi feita com o intuito de implantar algo parecido nas cidades alagoanas. "Temos dado apoio às cidades e com isso pesquisamos lugares no Brasil que têm resultados positivos. Nesse quesito Aracaju tem destaque", explicou.
Avaliação da gestão, relação dos feirantes e empresários com o poder público, atuação da Associação dos Comerciantes, limpeza e horário de funcionamento foram alguns dos aspectos pesquisados através de perguntas feitas aos técnicos da Emsurb. "Montamos um questionário para entender como tudo funciona e aproveitar a vivência para aplicar nas cidades", comentou a consultora Sônia Onuki.