Pesquisa avalia estratégias municipais de saúde da família

Saúde
20/11/2009 14h16
Início > Notícias > Pesquisa avalia estratégias municipais de saúde da família

Na manhã desta sexta-feira, 20, coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram de uma reunião no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Durante o evento, foram apresentados os resultados da pesquisa sobre saúde pública feita em 2008, em Aracaju, pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os estudos realizados pela instituição, com o apoio do Ministério da Saúde, têm como principal objetivo analisar o desenvolvimento das estratégias de saúde da família adotadas pelo município. Além das ações de Aracaju, também foram avaliadas as estratégias das gestões de saúde pública em Vitória, Florianópolis e Belo Horizonte.

Entre os aspectos analisados pela ENSP, tiveram destaque a intersetorialidade e a integração de estratégias voltadas para as equipes e para as famílias assistidas pelo serviço. De acordo com uma das coordenadoras gerais da pesquisa, Maria Helena Mendonça, os resultados podem auxiliar as gestões de forma positiva.

"Nosso objetivo é acompanhar os processos de consolidação das estratégias de saúde da família. Os dados expressam a realidade do município, então pode se pensar em algumas perspectivas de ajustes ou de ampliação de estratégias que estão dando certo", explica.

Para o secretário de Saúde, Marcos Ramos, o estudo tem grande importância para o município. "É importante que Aracaju tenha sido uma das capitais contempladas pela pesquisa, tanto pela estrutura da SMS quanto pela ampla cobertura do PSF [Programa de Saúde da Família]. Isso faz com que possamos melhorar cada vez mais o atendimento em saúde pública", afirma.