Prefeito autoriza construção de praça no Jardins

Infraestrutura
20/11/2009 13h54
Início > Noticias > 39851

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinou na manhã desta sexta-feira, 20, a ordem de serviço para a construção de mais uma praça do bairro Jardins. Com 7.468 m², o terreno onde a praça será construída fica atrás da agência do Banco do Estado de Sergipe (Banese), entre a Alameda Antônio de Pádua e a avenida Deputado Sílvio Teixeira.

O investimento é da ordem de R$ 580.317,05 e a obra será executada pela empresa RGM Construções LTDA. O projeto inclui parque infantil, iluminação pública, bancos, equipamentos de ginástica específicos para idosos e para jovens, estacionamento com 14 vagas de garagem, dois quiosques, pista de caminhada e paisagismo, além de piso tátil para deficientes.

De acordo com o prefeito, durante o processo de urbanização do bairro Jardins não foi preservada a quantidade de áreas verdes necessária para o bem estar da população. No entanto a Prefeitura de Aracaju tem trabalhado para minimizar esse problema, através da construção de praças.

"Esta é uma área importante da cidade, pois possui um centro de compras que alavanca o emprego, o desenvolvimento e o progresso da cidade", ressaltou. Além da praça entre a Alameda Antônio Pádua e a avenida Sílvio Teixeira, o bairro Jardins também foi contemplado recentemente com a construção da praça Luiz Cunha, localizada na avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral.

"O trabalho da prefeitura para a construção de áreas propícias ao lazer, à integração e à prática esportiva tem sido diuturno em todas as áreas da cidade. Investimos em todos os bairros, da zona Norte à zona Sul", observou o prefeito.

Terreno

O espaço onde será construída a nova praça era de propriedade do Governo do Estado, que doou o terreno para a Prefeitura de Aracaju. "Esse é um espaço muito valioso para o mercado imobiliário. O governador poderia colocar para leilão, porém, não mediu esforços e teve a generosidade de doar", agradeceu Edvaldo.

Para o governador em exercício, Belivaldo Chagas, a praça é uma necessidade e um sonho de milhares de pessoas do bairro Jardins. "Um local que tem sido importante para o desenvolvimento da capital agora será contemplado com um espaço onde as famílias vão poder desfrutar de uma excelente estrutura para o lazer", disse. 

O secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, enfatizou a importância da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju. "O governo fez a cessão e a prefeitura fará a intervenção. Isso demonstra como é importante essa união de esforços", comentou.

O presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Paulo Costa, lembrou que a construção da praça irá gerar emprego e renda. "Com essa obra, serão criados 100 empregos diretos e 20 indiretos", informou.

Sobre a estrutura da praça, o presidente da Emurb disse que o local oferecerá mais qualidade vida a todos da região. "As pessoas dos condomínios ficam restritas as suas unidades habitacionais, mas agora a realidade será outra, já que um novo espaço de lazer está sendo criado pela prefeitura", destacou. 

Praça Almirante Barroso

Após a assinatura da ordem de serviço da praça no bairro Jardins, o prefeito Edvaldo Nogueira seguiu para o Palácio Olimpio Campos, no Centro comercial de Aracaju, onde o governador em exercício anunciou a recuperação da praça Almirante Barroso, também no centro.

A obra será viabilizada por meio de um convênio assinado entre o governo e a prefeitura autorizando a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop) a executar os serviços de recuperação.

"O projeto de restauração é da prefeitura, mas é o governo que vai executar a obra, que está oferecendo um belo presente ao povo de Aracaju. Isso demonstra a força dessa parceria e o compromisso com a história e o patrimônio cultural de Sergipe", enfatizou o prefeito.

A obra integra o projeto de restauração do Palácio Olimpio Campos, em fase final de execução, que transformará o espaço de grande valor histórico em ponto de visitação turística. Além disso, a recuperação da praça se somará à revitalização da praça Fausto Cardoso, realizada pela prefeitura e entregue à população aracajuana em março de 2009.

Presenças

Participaram das solenidades a presidente da Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário de Sergipe (Ademi-SE), Danusa Silva; os vereadores pastor Jonny, Miriam Ribeiro, Emmanuel Nascimento, Valdir Santos, Dr. Gonzaga; o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento, Silvio Santos; o superintendente de Transporte e Trânsito, Antônio Samarone; o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite.

Também estiveram presentes os secretários municipais de Governo, Karla Trindade, de Participação Popular, Rômulo Rodrigues, da Educação, Tereza Cristina, de Comunicação, Marcos Cardoso, o secretário-chefe de Gabinete, Bosco Rolemberg, de Controle Interno, Lucivanda Nunes; o secretário-chefe da Casa Civil, Oliveira Junior, representantes do Banese e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).