Seminário de Integração Ensino-Serviço em Saúde começa hoje

Saúde
26/11/2009 09h13
Início > Noticias > 39862

Com o objetivo de promover a reflexão sobre a formação profissional em saúde com ênfase na graduação, nível técnico e pós-graduação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Tiradentes (Unit), promove o I Seminário de Integração Ensino-Serviço em Saúde. A solenidade de abertura acontece nesta quianta-feira, 26, às 15h, no Teatro da Unit – Campus I (Centro).

A mobilização da sociedade acadêmica e civil surpreendeu positivamente a organização do evento. No início, foram abertas 400 vagas, mas a procura foi tanta que as inscrições tiveram que ser prorrogadas. Cerca de 700 pessoas fizeram o cadastro pela internet. O credenciamento, com entrega do material, acontece antes da abertura do seminário. Quem não fez a inscrição também vai ter mais uma oportunidade de participar da programação.

O seminário vai englobar, entre outras atividades, sessões de comunicação, rodas de conversa e exposição de banners. Os trabalhos inscritos serão apresentados nas modalidades oral ou em forma de poster. Vão ser abordadas as diversas formas de diálogo entre o ambiente universitário e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a assessora técnica do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps) e membro da coordenação do seminário, Lusitânia Borges, o evento tem a intenção principal de melhorar o serviço oferecido à população. “Estamos seguindo a diretriz do Ministério da Saúde [MS] de ordenar a formação de recursos humanos, por meio da parceria entre ensino e serviço”, afirma.

“Com essa integração, nós aumentamos a capacidade de resolutividade dos problemas enfrentados, de forma que a academia não se distancie muito da prática real do trabalho em saúde, e que o SUS possa receber as contribuições no espaço da academia”, complementa Lusitânia.

Confira a programação e mais informações sobre o evento na página do seminário