Em breve, os moradores do loteamento Ponta da Asa II e II, no bairro Lamarão, Zona Norte da cidade, terão mais motivos para se orgulhar da comunidade em que vivem. As duas etapas do loteamento serão contempladas com os serviços de pavimentação, drenagem, construção de calçadas e implantação das redes de água, esgotamento sanitário e energia, executados pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) em cerca de 30 vias. Desde o dia 19 de outubro, estão sendo investidos R$ 4,2 milhões em 3,5 km de vias. Esta será a maior intervenção do poder público na região. A população local já demonstra as melhores expectativas.
Ezequiel Feitosa, 44 anos, mora na localidade há quatro. Mas foi em 2008 que sua vida, desde que chegou à rua 4 do loteamento Ponta da Asa II, começou a mudar. A rua de Ezequiel recebeu calçamento, meio-fio, calçada, tubos de drenagem e bocas-de-lobo para o escoamento da água. As obras, entregues pela PMA em março deste ano, foram o início das mudanças na região. Agora, o morador espera com ansiedade pela finalização da implantação da rede de esgoto que será executada na travessa 4, para a qual o fundo de sua casa está voltado.
"Estou aguardando com boas esperanças. Depois que pavimentaram a frente de minha casa, resolvendo o problema da lama e dos alagamentos, tenho certeza que esse serviço de esgotamento aqui, na travessa, vai resolver também. Crianças brincam bem na beirada desse esgoto, sem falar das doenças que ele tem causado", afirma Ezequiel Feitosa.
Quem também já desfruta dos benefícios das obras entregues em março pela prefeitura e ainda irá se beneficiar com as que estão em andamento na Ponta da Asa é a popular dona de casa, Maria da Luz. A moradora da rua Olaria tem 81 anos e está no local há 65, quando a região ainda se chamava Sítio Monte Alto. De acordo com dona Maria da Luz, o progresso finalmente está chegando à região.
"É por causa dessas obras que as pessoas tão começando a se orgulhar da comunidade. Nós fomos e estamos sendo tirados da lama. Eu moro aqui desde 1944 e posso dizer que nunca fizeram tanto por essa comunidade", orgulha-se dona Maria da Luz. As obras serão executadas pela Camel Empreendimentos e Construções, vencedora da licitação, sob a coordenação da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).
Projeto
O projeto prevê 22.627 m² de pavimentação em paralelepípedo, 11.133 m² de calçadas em concreto, 1.924 m de drenagem pluvial, 3.300 m de rede de água, 1.100 m de rede de energia e 2.800 m de esgotamento . As ruas que irão receber intervenções são Maria Angelina, rua das Pedras, rua da Vitória, B, C, D, E, F, G, H, I, J, L, M, N e travessas A, B, C, D, 4, 7, 8, 9, 10, Edu Lobo, Hans Cristians I, Hans Cristians II e travessa da Vitória. Os serviços devem ficar prontos em 270 dias.