Não importa se adulto ou jovem. A busca pelo conhecimento não tem idade e, principalmente, quando a capacitação está voltada para a tecnologia da informação, área essencial para adentrar o mercado de trabalho. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), nos últimos três anos já qualificou cerca de 6,5 mil cidadãos somente na área de informática. Os cursos terão continuidade até dezembro, a exemplo das aulas de informática avançada, que estão acontecendo na Unidade de Qualificação e Produção Maria Emília dos Santos (D. Bibi), no bairro Santos Dumont.
São 18 alunos que concluíram a informática básica e agora estão aprimorando ainda mais os seus conhecimentos no treinamento avançado. O curso teve início em outubro e se será encerrado no dia 1º de dezembro. De segunda a sexta-feira, a turma se reúne para o aprendizado com três horas diárias. A instrutora Annanette Rabelo Batista de Oliveira explicou que o aproveitamento está sendo excelente, com, inclusive, dois alunos trabalhando na área, utilizando o recurso da capacitação.
"Mostrei para a turma o valor que tem o curso no tocante a qualidade do material didático e dos equipamentos utilizados, o que não deixa nada a desejar para um curso de uma empresa particular", ressaltou Annanette de Oliveira, acrescentando que está massificando o conteúdo com o objetivo de sempre melhorar aprendizado dos alunos.
Na turma encontram-se cidadãos com profissões diferentes, a exemplo de um enfermeiro, jovens em busca do primeiro emprego e pessoas que não medem esforços para estudar, mesmo diante de difuculdades como distância e falta de recursos financeiros.
Oportunidade
O operador de máquinas Ademir Oliveira Santos, 44, deseja agregar o conhecimento da informática à atividade que desenvolve. "O curso é muito bom e é gratuito. Eu não teria condições de pagar um treinamento particular. Já fiz o básico e é mais uma oportunidade sem gastar nada", comemorou.
Marta Kelly de Jesus, 20 anos, está se preparando para enfrentar um curso universitário na área da tecnologia da informação. "Estou satisfeita e aprendendo muito. A instrutora nos deixa bastante a vontade para interrogá-la quanto as dúvidas", informou.
Os irmãos Emerson Santos da Silva, 16, e Tamilis Santos da Silva, 18, diariamente saem do bairro Japãozinho, Zona Norte da cidade, com destino ao Santos Dumont desejando aprender, conquistar um emprego e, consequentemente, ajudar a família. "Queremos um futuro melhor para a nossa família e vamos conseguir", disse Emerson.