Profissionais participam de Oficina de Saúde da Criança e da Mulher

Saúde
24/11/2009 16h55
Início > Noticias > 39873

As Equipes do Programa Saúde da Família (PSF) da Prefeitura de Aracaju participam da Oficina de Saúde da Criança e da Mulher. O encontro acontece das 8 às 17 horas, desta segunda e terça-feiras, dias 23 e 24, no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps). Nesses dois dias, 128 equipes de profissionais da saúde se reúnem para avaliar e fomentar novas dinâmicas de atuação na assistência de mães e crianças, usuárias da saúde pública do município.

De acordo com a assistente técnica do Ceps, Maria Cecília Tavares, ao longo de todo o ano, as equipes do PSF participaram de uma série de capacitações, todas voltadas à otimização dos serviços de atendimento a públicos específicos. "Finalizamos esse ciclo de capacitações com essa oficina. Nela vamos trabalhar os indicadores e informações técnicas colhidas para pactuar metas que objetivam a redução dos índices de mortalidade infantil e materna", esclareceu Maria Cecília.

Oito turmas são capacitadas em cada um dos dias de oficina. Todas elas contam com a orientação de um facilitador que estimula os participantes a desenvolverem projetos de ação a serem aplicados nas Unidades de Saúde. Os projetos devem focar a redução dos indicadores de mortalidade no referido público.

Nessa primeira oportunidade, equipes de 16 Unidades de Saúde da Família (USF) foram contempladas. São as USF Francisco Fonseca, Oswaldo de Sousa, Augusto Franco, Anália Pina, Hugo Gurgel, Elizabeth Pita, Lauro Dantas e Fernando Sampaio.

Estratégia

Para a coordenadora do Programa Municipal Saúde da Mulher, Cristiane Ludmila, a oficina é uma nova e articulada estratégia de trabalho que envolve o Ceps, a Rede de Atenção Básica (Reab) e os programas municipais de saúde. "Temos certeza que nesse novo formato conseguiremos melhorar os indicadores de saúde trabalhando os temas que foram mais destacados: redução da mortalidade materno-infantil, aleitamento materno exclusivo, aumento do número de consultas de pré-natal e aumento da realização de exames preventivos do câncer de colo do útero", afirmou.

Nos próximos dias 9 e 10 de dezembro, novas equipes do PSF passarão pela oficina. O objetivo é alcançar 100% dos profissionais que compõem esta rede de serviço. A partir dos próximos encontros serão agendadas outras datas para que as equipes ainda não oportunizadas possam ser incluídas na oficina.