Com a chegada do verão, o aracajuano, independente da localidade onde reside, deve se preocupar com o aparecimento de escorpiões - animais invertebrados, artrópodes (com patas formadas por vários segmentos), da família dos aracnídeos e venenosos.
Pensado nisso, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), trabalha constantemente para prevenir acidentes. "O escorpião não é sensível a veneno, portanto, a gente faz um trabalho no dia a dia. De acordo com a solicitação, a gente visita o local", explica a coordenadora do CCZ, Gina Blinoff.
De acordo com Gina Blinoff, o bicho, que se alimenta de baratas e insetos, se abriga no subterrâneo e é sensível às altas temperaturas. Tanto que, em épocas de calor intenso, se muda para a superfície, uma vez que a matéria em decomposição presente nos esgotos libera gases quentes.
As medidas para manter escorpião à distância são simples. Os especialistas aconselham a sempre tapar frestas e buracos, colocar telas em ralos e esgotos, desinfetá-los com frequência, assim como realizar a limpeza das caixas de gordura. Também é indicado não acumular entulhos, manter os quintais limpos e sempre observar o interior dos sapatos antes de calçar.
Informações
O cidadão que deseja obter mais informações ou requisitar a visita dos agentes de zoonoses em sua residência ou local de trabalho deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses através do telefones (79) 3179-3565/3564/3528.