Coordenadores e professores da rede municipal de ensino participaram, na manhã dessa quarta-feira, 25, da cerimônia de abertura do ‘8º Encontro Cultural e Pedagógico da Rede Municipal de Ensino’. O evento, promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), acontece até às 17h30 desta quinta-feira, 26, no Sest/Senat, e tem como tema ‘Paradigma de Qualidade da Educação: O Direito de Aprender'.
Rendendo aplausos da platéia composta por professores e coordenadores escolares, uma apresentação cultural de Samba de Coco foi realizada por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo. Em seguida, as alunas da Emef. Dom José Vicente Távora subiram ao palco demonstrando leveza e sincronia de movimentos numa coreografia de ballet clássico.
Ao fazer parte da mesa composta pela diretora de Ensino da Semed, Niraildes Prado; pelo diretor de Recursos Humanos, Adelmo Menezes e pela professora responsável pela coordenadoria de Pesquisa da Semed, Betisabel Vilar, que também é organizadora do evento, a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, congratulou a todos pela participação efetiva em mais um encontro pedagógico.
“É com alegria que realizamos mais uma edição desse grande evento, que tem por finalidade tornar evidentes os projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas municipais. Fazemos parte de uma rede de ensino que, além de expor seus trabalhos educativos, os transforma em publicações registradas em anais que servirão para as gerações futuras como prova de um investimento dedicado à melhoria da qualidade da educação pública”, ressaltou Tereza Cristina.
Durante os dois dias, 20 escolas municipais de ensino fundamental e educação infantil terão destacadas as experiências bem sucedidas dos projetos que desenvolveram durante o período letivo. No total, dois projetos elaborados pela Semed, além de 22 trabalhos oriundos das unidades escolares, serão apresentados, entre eles o ‘Projeto Plantae’, elaborado pelo professor polivalente José Reginaldo dos Santos, que foi homenageado por ter sua prática pedagógica reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), através do Prêmio Professores do Brasil.
“Trata-se de uma conquista de todos os que fazem a educação ser uma realidade na vida de crianças e adolescentes. Como professor do município, tenho orgulho de ter construído e aperfeiçoado o meu projeto nos encontros pedagógicos promovidos por esta secretaria e não hesito em afirmar que os meus filhos estão sendo educados em escolas dessa rede de ensino”, declarou satisfeito o professor, que atua na Emef. Olga Benário.
Uma outra homenagem foi concedida a professora da Emef. Florentino Menezes, Maria Matilde dos Santos, pelo exemplo de perseverança e incentivo à educação. Matilde, assim como o professor Reginaldo, foi agraciada com placa e custeio total para participação em evento educativo realizado em qualquer lugar do país durante o ano de 2010. “Se meu trabalho tem visibilidade é porque disponho de uma equipe articulada, capaz de conferir à educação o valor que merece”, afirmou.
Palestra
No final da manhã, a doutora em Educação Ana Maria Petraitis Liblik proporcionou a todos uma palestra sobre o tema do ‘8º Encontro Cultural e Pedagógico da Rede Municipal de Ensino’. “É imprescindível direcionar professores e coordenadores escolares para a criação de um sistema de qualidade educacional considerando fatores, como montar um plano de acordo com a legislação educacional e inseri-lo no projeto pedagógico; trabalhar com comprometimento da equipe; criar quantificadores numéricos dos resultados obtidos; e não esquecer os processos de avaliação interna ou externa”, orientou Liblik.
Licenciada e bacharel em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), a palestrante também possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Paraná.