O ‘8º Encontro Cultural e Pedagógico da Rede Municipal de Ensino’, realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoveu durante essa quarta, 25, e quinta-feira, 26, no Sest /Senat, a apresentação em estandes de projetos interdisciplinares desenvolvidos nos ambientes escolares ao longo do ano de 2009.
Com o objetivo de reunir e estimular a troca de experiências significativas, diversas escolas de ensino fundamental e educação infantil estão participando do encontro e apresentaram cerca de 20 trabalhos bem sucedidos durante o ano letivo e mais dois projetos produzidos pela Semed, entre eles o projeto Educanvisa, que promove a alimentação saudável e o uso correto de medicamentos.
Definida como um movimento de construção do conhecimento, a interdisciplinaridade vem sendo estimulada nas escolas da rede municipal com o propósito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, auxiliar no desenvolvimento social e humano e exercitar nos estudantes a cidadania.
Nessa perspectiva, foi implantado o projeto ‘Descobrindo a Leitura’ no Centro Social Nossa Senhora Aparecida, no bairro Farolândia. Iniciado em fevereiro deste ano e com término previsto para o mês de dezembro, o projeto surgiu como forma de estimular a leitura, utilizando para isso, uma tenda ornamentada com recursos de teatrinho, jogos, caixa contadora de história e outros materiais lúdicos. De acordo com a coordenadora pedagógica e responsável pelo projeto, Lindete Nunes, a criação a iniciativa despertou a atenção dos alunos e com isso eles passaram a ter mais interesse pelas aulas.
“Tendo em vista algumas dificuldades apresentadas pelos nossos alunos, descobrimos uma maneira prazerosa de estimulá-los para o estudo. A partir disso, criamos este projeto e realizamos discussões sobre temas transversais diversos, entre eles, a cultura nordestina, o folclore brasileiro e a independência do Brasil. Dessa forma, conseguimos enxergar melhoras, tanto na leitura quanto na escrita”, afirmou Lindete.
Para a estudante Sayonara Rodrigues, 7 anos, ‘Descobrindo a Leitura’ estimula a aprendizagem com diversão. “Com o projeto eu aprendi a ler e escrever. Na caixinha contadora, imito a Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo. Gosto muito de vestir a roupa da personagem, me maquiar todinha e contar histórias”, disse a menina com alegria.
Conhecendo os Peixes
De forma semelhante, está sendo desenvolvido o projeto ‘Conhecendo os Peixes’ com os alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, no bairro Santa Maria. Com a justificativa de contribuir com o conhecimento dos alunos sobre os peixes, bem como sua diversidade e preservação, o projeto teve início no mês de maio.
Segundo a professora polivalente e responsável pelo projeto, Silvana Silva, a partir de algumas pesquisas os estudantes aprenderam a fazer relatórios e entrevistas. “Ao visitar a horta da escola, aprendemos sobre plantas e peixes. Visitamos o laboratório de ictiologia da Universidade Federal de Sergipe, o Oceanário de Aracaju, uma lagoa próxima à praia de Aruana e o Mercado Central de pescados onde os alunos realizaram entrevistas com os vendedores. Hoje, eles já conseguem identificar e diferenciar peixes ósseos de cartilaginosos e preservar o meio ambiente através de ações diversas”, descreveu a professora.
Para a estudante Gleice Kelly Ferreira, ‘Conhecendo os peixes’ foi uma experiência animadora. “Gostei muito desse projeto, desde o dia 20 de outubro venho pesquisando sobre os peixes e visitando vários lugares. Hoje já sei o que é o peixe paiacu, moréia, agulha e tapa”, contou Gleice.