Encontro Pedagógico encerra atividades com apresentações de projetos

Educação
27/11/2009 18h24
Início > Notícias > Encontro Pedagógico encerra atividades com apresentações de projetos

O ‘8º Encontro Cultural e Pedagógico da Rede Municipal de Ensino', realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), encerrou suas atividades com a exposição de projetos sobre práticas de leituras e práticas nos diversos componentes curriculares e apresentações artísticas de expressão corporal e do Coral Ágape. As atividades ocorreram na tarde dessa quinta-feira, 27, no Sest/Senat.

Iniciado na quarta-feira, 26, o encontro teve por objetivo aproximar as escolas da rede e trocar experiências bem sucedidas através de projetos interdisciplinares. Com o projeto ‘Teclando na Escola', implantado na Escola Rotary de 1º Grau Dr. Wilson Rocha, localizada no bairro Siqueira Campos, o professor Silvio Leonardo, responsável pela iniciativa, fechou o dia de apresentações esclarecendo como surgiu o projeto e os resultados obtidos com a utilização da informática no contexto escolar.

"A idéia de implantar esse projeto surgiu quando percebemos que o laboratório de informática da escola ainda não estava sendo explorado por completo. Faltava um educador voltado para essa área e que tivesse como objetivo aliar a informática aos conteúdos pedagógicos. E tem dado muito certo, pois só agora nossos alunos deixaram de ter um pensamento equivocado de que o computador é só um brinquedo, mas sim uma ferramenta pedagógica", informou o professor com entusiasmo.

Sobre a relevância do Encontro Cultural e Pedagógico, Silvio Leonardo acrescentou: "Acredito ser muito importante reunir todas as escolas da rede e através de um evento fazer circular outras iniciativas, outros projetos. Hoje, por exemplo, além de conhecer diversos projetos pedagógicos, pude expor o ‘Teclando na Escola', que poderá servir de exemplo para outros professores", cometou.

Reconhecimento

De acordo com a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, o encontro serviu como reconhecimento do trabalho executado pelos professores. "O sentido desse encontro é a troca de experiências entre as escolas. O mais valioso é o reconhecimento à dedicação e ao empenho dos professores na elaboração de projetos interdisciplinares. Por isso, parabenizo mais uma vez os estandes expostos e as apresentações sobre diversos projetos. Espero que com essas iniciativas o futuro da educação venha a melhorar".

Para a coordenadora de projetos socioeducativos da Semed, Valdinete Paes, esse foi o momento para apresentar os programas apresentados pela secretaria e, sobretudo, para orientar as escolas na aplicação desses projetos. "O encontro contribui para estreitar a relação entre os profissionais da rede e para que os mesmos se articulem para a execução de projetos. Em mais uma edição, o evento mostrou-se rico pela troca de experiências onde podemos perceber a concretude dos trabalhos realizados nas escolas, mostrando a diversidade de temas abordados, a criatividade e o compromisso que os professores têm com a educação", esclareceu.