No Dia Mundial de Combate à Aids, 1° de dezembro, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) irá promover ações de conscientização. A reflexão a respeito do tema e o debate acerca da erradicação do preconceito serão os pontos norteadores das atividades que terão início às 8h, no Parque Augusto Franco (Sementeira).
Com a participação de pacientes soropositivos e diversos segmentos da sociedade civil, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciará o dia com exercícios físicos, através do Programa Academia da Cidade. Em seguida, um laço humano será formado, com a intenção de reproduzir o laço vermelho que simboliza a luta contra a AIDS.
As atividades, que são abertas à participação de toda a sociedade, têm o apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que cedeu o espaço do Parque da Sementeira.
O município de Aracaju recebe atualmente R$ 320 mil por ano do Ministério da Saúde (MS) para aplicar nas políticas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST´s) e de auxílio e promoção à saúde. A Secretaria de Vigilância em Saúde do MS vem aprimorando a política de incentivo às ações em HIV/Aids e outras DSTs desde 2002 , com a participação de todos os níveis de gestão e da sociedade civil.