‘Violência aos Grupos Vulneráveis'. Foi com esse tema que centenas de crianças, adolescentes e idosos inserido em programas sociais geridos pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizaram uma caminhada na última sexta-feira, no bairro Santa Maria. O evento marcou o encerramento da campanha socioeducativa promovida pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) que leva o mesmo nome do bairro.
"Nossa idéia é mostrar para a sociedade a importância de proteger nossas crianças, mulheres e idosos", ressaltou a coordenadora do Cras, Cíntia Silva dos Santos Costa. Segundo ela, a campanha foi idealizada por conta do alto índice de violência registrado na região. "Por conta disso resolvemos nos unirmos para gritarmos por paz, para que as pessoas possam se conscientizar do grande problema que nos assola que é a violência", completou.
A população compareceu e aplaudiu a iniciativa da unidade social. "É muito importante que existam pessoas que se preocupam conosco e que nos ajudem, já que aqui no bairro a violência é muito grande", afirmou a diarista Adriana Guimarães. "Enquanto eu tiver forças estarei lutando, pois precisamos de um mundo melhor para todos nós", ressaltou Maria de Fátima da Silva, 54, integrante do grupo de convivência do Cras.
Adolescentes
Os adolescentes levaram cartazes que traziam em letras grandes todo um sentimento de uma nova geração consciente e que sabe lutar por seus direitos. Cartazes contra a pedofilia e o trabalho infantil expostos pelos jovens sem nenhum tipo de receio. "Precisamos lutar sim e passar a informação para todos, já que somente dessa forma podemos acabar com a violência", afirmou Mariane Marques dos Santos, 14, integrante do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
"Essa campanha é de grande importância porque vai fazer com que a sociedade reflita e tenha mais consciência", completou a jovem. Além dos jovens e idosos dos programas sociais da Semasc, o evento contou com a participação do Projovem Urbano da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e dos agentes de saúde, além da colaboração do G.barbosa, Polícia Militar e farmácia Volpe.