Começam inscrições dos candidatos a coordenadores escolares

Educação
01/12/2009 08h10
Início > Noticias > 39910

Na manhã da última segunda-feira, 30, foram iniciadas as inscrições das chapas dos candidatos a coordenadores escolares da rede municipal de ensino, gestão 2010/2011. O registro poderá ser feito até o dia 2 de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, na sede da Secretaria Municipal da Educação (Semed), localizada a rua Wilson Rocha, 844, bairro Grageru. O processo eleitoral foi iniciado no último dia 15, com a publicação do edital das eleições em um jornal local de circulação diária.

De acordo com a coordenadora de Gestão Escolar da Semed, Maria José Guimarães, 70 unidades de ensino estão inseridas no processo eleitoral que resultará na escolha de novos coordenadores gerais, administrativos e pedagógicos. “O candidato deve preencher um requerimento de inscrição, apontando os integrantes da sua respectiva chapa. Além disso, irá realizar entrega de documentos, como cópia de carteira de identidade e de decreto de nomeação, além de declaração de instituições públicas ou privadas com, no mínimo, dois anos de docência”, exemplificou.

Mesmo ainda em fase preliminar, o processo eleitoral tem contado com um número significativo de candidatos. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª Letícia Soares de Santana, no bairro Santos Dumont, é uma das unidades que já apresentou mais de uma proposta de chapa, o que, segundo Maria José Guimarães, corresponde a ampliação do processo democrático nas escolas. “A criação de mais de uma chapa tende a beneficiar a comunidade escolar na escolha da melhor proposta. Vale ressaltar que mesmo apresentando chapa única, somente estará eleita a proposta que obtiver no mínimo 30% do somatório dos votos apurados”, acrescentou.

Candidatando-se pela segunda vez ao cargo de coordenador geral da Emef. Profª Letícia Soares de Santana, Valdeí José da Silva é integrante da chapa 1, intitulada ‘Tudo é possível. O futuro é melhor’. “A experiência que adquiri ao estar à frente da coordenação dessa escola foi bastante positiva. Foram desenvolvidos grandes projetos pedagógicos e diversas atividades educativas na última gestão, por isso, pretendo dar continuidade a esse trabalho”, afirmou o candidato.

A eleição será realizada no dia 15 de dezembro, das 7h30 às 18h, para as unidades escolares com dois turnos de funcionamento, estendendo-se até às 21h para as que funcionam no período noturno. A campanha eleitoral dos candidatos só poderá ser feita de 7 a 12 de dezembro, seguindo as regras estabelecidas no regimento eleitoral.

Requisitos

São requisitos para ser candidato à função de coordenador geral e administrativo: possuir habilitação específica de grau superior correspondente à Licenciatura Plena, e, para coordenador pedagógico, possuir habilitação específica de grau superior em pedagogia ou pós-graduação (Latu ou Strictu sensu) na área de educação.

Além disso, é preciso ter disponibilidade para cumprimento de jornada de 40 horas semanais, não ter sofrido penalidade administrativa nos últimos cinco anos, ter no mínimo três meses de exercício na unidade escolar sede ou em seus anexos, ter no mínimo dois anos de experiência no exercício da docência, ter no mínimo três anos de efetivo exercício no magistério público municipal e apresentar proposta de plano de ação para implemento das metas na unidade escolar de acordo com as diretrizes e normas da Semed e legislação de ensino vigente.