Prefeitura de Aracaju apóia a luta contra a diabetes

Saúde
01/12/2009 10h44

Cerca de quatro mil exames para identificação de diabetes foram realizados na 12ª Campanha Nacional de Detecção de Diabetes, promovida pela Associação de Membros e Amigos dos Diabéticos do Estado de Sergipe (Amad-SE), com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Atualmente, todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) do município estão preparadas para receber pacientes com suspeita e/ou confirmação de diabetes.

Entre os dias 13 e 30 de novembro, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Gonçalo Rollemberg Leite, no bairro José Conrado de Araújo, recebeu pessoas de diversas comunidades para a execução de atividades educativas e de conscientização. Cada etapa do processo contou com o suporte da PMA.

Somente na abertura da campanha, realizada no dia 13, a organização do evento realizou 2500 exames de glicemia e pressão. O presidente da Amad-SE, Marco Antônio Costa Ferraz, avalia que a campanha apresentou saldo positivo para aqueles que lutam contra a doença.

"Quanto mais cedo a diabetes for identificada, mais acessível é o tratamento e maiores são as chances de recuperação do paciente. Por isso, a realização de tantos exames é um ponto muito positivo para identificar os diabéticos em estágio inicial", explica Marco Antônio.

Apesar de a diabetes atingir principalmente as pessoas com mais de 40 anos, as crianças também fizeram parte do público alvo da campanha. "A preocupação com as crianças é mundial, pois os alimentos consumidos hoje em dia são muito perigosos. Identificar com antecedência a doença nas crianças é poupar os investimentos do Estado em tratamentos e preservar as famílias dos grandes riscos. Vale ressaltar também que, com equipes de nutricionista e pediatra há como tratar a criança sem o uso de medicamentos", afirma o presidente da Amad.

Além da realização de atividades educativas e dos exames de identificação e prevenção, o evento distribuiu folhetos informativos e disponibilizou profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para o esclarecimento de dúvidas por parte da população. A campanha também teve o apoio do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES).