Prefeitura preserva memórias do município

Cultura
01/12/2009 15h02

Preservar a memória e a cultura do município. É pensando nisso que a Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), mantém diversos órgãos voltados ao arquivamento e conservação de documentos históricos, que são disponibilizados a toda a sociedade.

Desde outubro de 1987 o Arquivo Público de Aracaju vem resgatando a memória da cidade através de centenas de documentos, livros, periódicos e mapas. São cerca de doze funcionários que fazem diariamente a catalogação do material, selecionando e classificando o acervo que representa grande parte da história do município.

O acervo conta com documentos de diversos períodos. O mais antigo, uma ata com dados de negociações de compra e venda de escravos, é datado de 1855. Além de documentos oficiais, o arquivo também conta com um dos maiores acervos fotográficos do Estado, com cerca de oito mil itens que registram momentos marcantes da história política e social de Aracaju.

O Arquivo Público recebe, em média, 20 visitas mensais, entre estudantes, pesquisadores e cidadãos interessados em conhecer melhor o passado da cidade. Fica localizado na Avenida Hermes Fontes, nº 399, bairro São José. Funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Para agendar visitas escolares ou obter mais informações, os interessados podem entrar em contato através do telefone: (79) 3179-1381.

Memorial

Único no país, o Memorial da Bandeira reúne dezenas de itens que retratam a história e a cultura da nação e, principalmente, do Estado de Sergipe. A unidade possui bandeiras do Brasil Colônia, Brasil Império e Brasil República; selos nacionais, da cidade de Aracaju e de Sergipe; brasões de armas; letras de hinos; bandeiras em miniatura de todos estados brasileiros; além de livros e periódicos sobre a história sergipana.

As escolas que pretendem levar alunos para conhecer o memorial devem agendar a visita pelo telefone (79) 3179-7471. O Memorial da Bandeira fica localizado na Praça da Bandeira, entre os cruzamentos das avenidas Barão de Maruim com Pedro Calazans. O espaço fica aberto de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h.