A Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove treinamento para agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A ação ocorre durante esta semana no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), com o objetivo de subsidiar os profissionais com o conhecimento necessário para a atuação na área.
As atividades foram divididas em quatro módulos, com explicações sobre o funcionamento do CCZ, o papel dos agentes de endemias e as relações pessoais. Os presentes também têm a oportunidade de receber mais informações sobre zoonozes, a exemplo da raiva, leishmania, leptospirose e animais peçonhentos.
Para o médico veterinário do CCZ, Gilberto França, a comunidade aracajuana é a principal beneficiada com a proposta de capacitação e treinamento que está em curso. "Essa é mais uma prova da parceria entre educação e saúde. Uma vez que estamos dispostos a qualificar os nossos profissionais, a população sai ganhando porque recebe um tratamento mais adequado às suas necessidades", explica.
Com a qualificação promovida pela PMA, os agentes de endemias sentem-se mais confortáveis no desempenho de suas tarefas. A questão faz parte da política afirmativa de valorização dos servidores, dando a eles condições de trabalho e know-how condizente com a área que em que atuam.
A agente de endemias Andeli Íris compactua dessa afirmação e vê com bons olhos o treinamento. "Fiquei muito feliz quando soube das aulas. No dia-a-dia do nosso trabalho temos que estabelecer diálogo com pessoas de classes menos favorecidas, por exemplo. Conhecer amplamente as zoonoses é essencial inclusive no repasse dessas informações", comenta.