Alunos dos cursos de Inclusão Produtiva participam de exposição

Assistência Social e Cidadania
04/12/2009 11h36

Incentivar o empreendedorismo. Esse é o principal objetivo da exposição e venda de produtos confeccionados nos cursos de Inclusão Produtiva, promovidos pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). O evento está sendo realizado na praça General Valadão, no Centro da cidade, e a visitação está aberta até às 17h desta sexta-feira.

O objetivo da atividade é criar oportunidade de trabalho e desenvolver a autonomia financeira de beneficiários do Programa Bolsa Família que participaram dos cursos de produção durante todo o ano de 2009. "Nossa idéia é incentivá-los com a exposição dos trabalhos e fazer com que eles tenham uma auto-sustentação", afirmou a gerente do Programa Inclusão Produtiva da Semasc, Anna Boerger.

Cerca de 200 pessoas entre alunos e equipes técnicas se mobilizaram para a realização do evento. Estão presentes no local da feira representantes dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), das Unidades Socioeducativas (Uses) e das instituições conveniadas da Semasc.

Os produtos produzidos nos cursos de bijuteria, renda irlandesa, customização, patchwork, estilização de camisetas, caixa decorativa e mosaico têm encantado o público presente à exposição. "Achei tudo muito bonito e impressionante. Nós temos verdadeiros artistas que transformam simples objetos em verdadeiras obras de arte", destacou a funcionária pública Lúcia Maria Vieira Santos.

As instituições conveniadas a secretaria marcaram presença na feira e comemoraram os bons frutos do evento. Participam da exposição a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a Coordenação dos Movimentos de Mulheres no Estado de Sergipe, o Instituto Lourival Fontes, o Serviço de Assistência e Movimento de Educação (Same), a Associação dos Amigos da Oncologia (AMO), a Casa da Doméstica D. José Vicente Távora, o Centro de Integração Raio de Sol, o Instituto e Creche Menino Jesus, Instituto Beneficente Emanuel, Grupo da Saúde, Centro Comunitário Terezinha Meira e Economia Solidária.

Inclusão produtiva

A Semasc, através do programa de Inclusão Produtiva, tem proporcionado a famílias de baixa renda uma oportunidade a mais de inserção no mercado de trabalho, aumentando assim a dignidade de pessoas que dependem apenas do benefício do Bolsa Família. Dessa forma, o programa tem sido uma porta de saída eficaz para que, após o benefício do Governo Federal, as famílias desenvolvam suas atividades, alcançando autonomia financeira.

Dentro dessa perspectiva, a secretaria de Assistência Social procura sempre ampliar seu leque de cursos e disponibiliza à população uma maior diversidade para que ninguém fique de fora do projeto. Ao todo, a Semasc qualificou, este ano, mais de 420 pessoas nos cursos de informática básica, culinária (doces e salgados, culinária para doméstica), manicura e pedicura; higiene e beleza, customização, agente de limpeza, garçom, corte e costura, cama, mesa e banho.