Prefeitura descarta morte por dengue

Saúde
07/12/2009 16h49

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Aracaju investigou desde a semana passada e descartou nesta segunda-feira, dia 07, por meio de exames laboratoriais, morte por dengue de um idoso de 63 anos. O paciente faleceu no último dia 29 de novembro, em hospital privado de Aracaju.

"Os exames de IGM e sorologia por dengue deram negativo. Antes dos exames, dado às suspeitas de amigos da família do idoso, a Vigilância Epidemiológica seguiu todos os protocolos de investigação de caso", informa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Aracaju (Covisa), Taise Cavalcante. Ela lembra que os profissionais de saúde que atenderam o paciente identificaram a causa morte como insuficiência hepática aguda.

Do ponto de vista epidemiológico, a coordenadora afirma que os agentes de endemias realizaram o bloqueio de caso com a busca de focos de larvas do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. "Esse procedimento é rotina da Vigilância Epidemiológica, quando há informações e ou suspeita de casos de dengue. O bloqueio é realizado por agentes de endemias com a busca de focos de larvas de mosquito, a partir da residência do paciente e em um raio 300 metros do quarteirão daquela localidade", informa.

Alerta

Independente de resultado negativo, "os moradores de Aracaju devem permanecer em alerta para eliminar focos de larvas do mosquito da dengue nas residências. Todos também devem estar atentos aos sintomas de febre seguida de dores no corpo, na cabeça e nos olhos. Nesses casos, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima e ou o médico da família", explica Taíse Cavalcante.

A coordenadora ressalta que o verão apresenta um clima propício para o desenvolvimento mais rápido do mosquito e o aparecimento de casos da doença. "A prefeitura mantém todas as ações de controle e combate à dengue e a assistência ao paciente. Das ações, se destacam a regularidade e permanência da força-tarefa, que envolve a SMS e as empresas Emsurb e Emurb. Com o apoio da sociedade, em 2009 Aracaju reduziu em 97% de casos confirmados por dengue. Porém, a cidade ainda está com 1.5% de índice de infestação predial, ou seja, Aracaju mantém o estado de alerta", enfatizou.

Confira a agenda da força-tarefa:

Dia 09.12 (quarta-feira) Agenda da Força-Tarefa

08h_ Força-Tarefa no bairro Jardim Centenário
Concentração: USF Onésimo Pinto
Supervisor: Augusto - 88247160

Dia 10.12 (quinta-feira) Agenda da Força Tarefa

08h_ Força-Tarefa no bairro Olaria
Concentração: USF Walter Cardoso
Supervisor: Augusto - 88247160

Dia 11.12 (sexta-feira) Agenda da Força-Tarefa

08h_ Força-Tarefa no bairro Getúlio Vargas
Concentração: USF Osvaldo de Souza
Supervisor: Paulo - 88144061

Dia 12.12 (sábado) Agenda da Força-Tarefa

08h_ Força-Tarefa no bairro Coqueiral
Concentração: USF Eunice Barbosa
Supervisor: Paulo - 88144061