A Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), unidade da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), realiza, a partir desta segunda-feira, 14, a renovação das matrículas dos alunos que já freqüentam as oficinas artísticas e as inscrições para as oficinas de férias. As matrículas seguem até o dia 29 de dezembro.
Os alunos que desejarem retornar às oficinas no próximo semestre, devem dirigir-se à sede da Escola portando os seguintes documentos: uma foto 3x4, comprovante de residência, fotocópia da carteira de identidade e do CPF, preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa semestral de R$20. Pessoas comprovadamente carentes e funcionários do município são isentos da taxa de inscrição.
Os cursos oferecidos estão divididos em três coordenações. Sob a coordenação de artes cênicas, estão as oficinas de ballet clássico para crianças e adultos, capoeira, dança de salão para adultos e idosos, dança moderna, dança do ventre, expressão corporal e teatro. Já a coordenação de artes cisuais conta com desenho e pintura, enquanto a coordenação de música é composta pelos cursos de acordeon, bateria, contra-baixo, flauta doce, flauta doce e teoria musical, percussão, teclado, teclado e canto popular, técnica vocal, teoria musical, violão clássico, violão popular e violino.
A partir do dia 11 de janeiro, serão abertas matrículas para o ingresso de novos alunos nas oficinas e no dia 8 de fevereiro terá início o semestre letivo 2010/1.
Oficina de férias
Durante o período de recesso escolar, a Escola de Artes ofertará, gratuitamente, as Oficinas de Férias. Serão três semanas de atividades práticas intensivas para quem deseja estreitar o contato com as artes. Estas oficinas acontecem nos meses de janeiro e julho de cada ano, sendo realizadas desde 2007.
Com a divulgação e realização deste projeto, a Escola alcança e traz um público ainda maior para as oficinas artísticas semestrais. São pessoas que antes do projeto não conheciam as oficinas e que, por isso, ainda não haviam decidido em que curso se matricular.
Eugênio Enéas, Diretor da Escola de Artes, afirma que alguns alunos do período semestral acabam por desistir do curso devido o desconhecimento inicial do que seria estudado. "Estas oficinas dão oportunidade aos alunos de conhecerem os cursos e estudarem em mais de uma oficina, para só então decidir em qual delas gostariam de ingressar durante o ano", acrescenta.
Considerando o alto índice de participantes das oficinas de férias que efetuam matrícula no período letivo semestral, Eugênio Enéas avalia que, "com uma oficina durante as férias, o aluno não perde tempo, durante o período semestral, para conhecer o curso que gostaria de fazer, pois já está esclarecido sobre sua opção."
O ministrante da oficina de bateria, Odílio Saminêz, analisa as aulas de férias como uma oportunidade de perceber a aptidão dos alunos. "Com uma atividade voltada para prática e experimentação é possível despertar a musicalidade do aluno e transmitir uma noção básica do instrumento, o que o incentiva a continuar estudando durante o ano".
Confira os cursos e horários ofertados (cada modalidade terá duas turmas):
Percussão: terças e quintas-feiras, das 9h às 10h e das 10h às 11h;
Violão Popular: terças e quintas-feiras das 9h às 10h e das 10h às 11h;
Bateria: segundas e quartas-feiras das 9h às 10h e das 10h às 11h
Dança do Ventre: segundas e quartas-feiras das 9h às 10h e das 10h às 11h;
Desenho e Pintura: segundas e quartas-feiras das 9h às 10h e das 10h às 11h;
Violino: segundas e quartas-feiras das 14h às 15h e das 15h às 16h;
Canto Popular: segundas e quartas-feiras, das 14h às 15h e das 15h às 16h;
Flauta Doce: quartas e sextas-feiras, das 16h às 17 h e das 17h às 18h.