Projeto da Coroa do Meio recebe prêmio nacional

Agência Aracaju de Notícias
10/12/2009 11h08
Início > Notícias > Projeto da Coroa do Meio recebe prêmio nacional

Reconhecimento e alegria são as palavras de ordem da Prefeitura de Aracaju desde a noite desta quarta-feira, 9, quando foi anunciado que o Projeto Integrado da Coroa do Meio está entre os 20 vencedores da VI edição do  prêmio Melhores Práticas em Gestão Local 2009-2010, promovido pela Caixa Econômica. Essas práticas estão inscritas para concorrer ao prêmio internacional de Dubai. O projeto da Coroa do Meio acabou com centenas de palafitas, urbanizou ruas, avenidas e praças, ajudou a preservar a área de manguezal e melhorou as condições de vida de milhares de famílias pobres.

Na solenidade de entrega da premiação, que aconteceu em Brasília, o município foi representado pela secretaria municipal de Assistência Social, Rosária Rabelo. "Foi uma grande surpresa e estamos bastante felizes com a indicação. Fomos a única capital brasileira escolhida, o que demonstra que a cidade cada vez mais investe em qualidade de vida e que a PMA está sempre buscando melhorias nas questões de reurbanização, inclusão social e de preservação ambiental. É um lindo projeto que deve servir de exemplo para outros locais", afirma.

Para o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Dulcival Santana, o premio é um estímulo à disseminação da práticas sustentáveis e comprometidas com o social em todo o país. "É um projeto contínuo que identifica o trabalho da gestão municipal em proporcionar o melhor à comunidade e que hoje tem o seu reconhecimento em nível nacional. Com certeza, incentivará outras localidades a investir. Agora vamos aguardar e torcer para o prêmio internacional, que acontecerá em Dubai, onde estarão concorrendo as 100 melhores praticas do mundo", disse Dulcival Santana.

Sem a menor duvida de que o projeto seria escolhido, a coordenadora de Habitação da Seplan, Maria de Abreu Vasconcelos, afirmou estar confiante na premiação internacional. "Foi uma alegria imensa saber que fomos um dos 20 projetos escolhidos porque começamos a desenvolver as ações em 2001 e agora vemos o seu reconhecimento. Hoje damos continuidade ao projeto desenvolvendo ações sociais, sempre acompanhando a evolução da comunidade. E justamente pelo sucesso do projeto, estamos aplicando a prática nos bairros Santa Maria e Coqueiral e, brevemente, a realizaremos no Lamarão", informou.

Projeto

Com o Projeto Integrado da Coroa do Meio foram beneficiadas aproximadamente três mil famílias da capital sergipana. Desenvolvido numa ação conjunta entre as secretarias de Planejamento, Obras e Assistência Social, o projeto construiu 652 casas populares para os moradores que residiam em palafitas no manguezal, ampliou a escola municipal Juscelino Kubitschek e também o Centro de Referência da Assistência Social Benjamim Alves. Além disso, realizou um forte trabalho social junto à comunidade, proporcionando não apenas melhor condição de moradia, mas também possibilitando a ressocialização dos moradores daquela área.

"Foi um trabalho amplo que não ficou restrito ao construir uma casa e pronto. Foram realizados cadastros, pesquisas, cursos de Educacao Ambiental de maneira a fazer com que a comunidade pudesse mudar o comportamento e prosperar na localidade. Logo no início as pessoas estavam muito descrentes, mas a partir do momento em que as casas comecaram a ser construidas, todo mundo passou a nos procurar. Hoje tem gente que tem seu próprio negócio, uma mercearia, um salao de beleza", explica Alessandra Meneses, do Departamento de Assistência Social da Seplan.

Premiação

Realizado a cada dois anos desde 1999, o prêmio Melhores Práticas em Gestão Local 2009-2010, promovido pela Caixa Econômica, tem como finalidade identificar projetos que dão certo na prática, conhecer e reconhecer o mérito dessas iniciativas e disseminá-las, estimulando sua reaplicação, de forma que se transformem em referência para gestores públicos, privados e para toda a sociedade.

Nesta edição, foram inscritos 200 projetos de todas as regiões do país. Dos 35 finalistas, 20 foram premiados (10 das áreas de habitação, gestão ambiental/saneamento e desenvolvimento local/inclusão social e 10 da área de gestão municipal, categoria priorizada nesta edição) com  troféu, certificado e apoio para o desenvolvimento de ações voltadas para o aprimoramento do projeto.

A solenidade da última quarta-feira, dia 9, contou com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, da presidenta da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, e de demais ministros de Estado, prefeitos e representantes dos projetos.