Cidadãos recebem certificados de cursos profissionalizantes

Formação para o Trabalho
11/12/2009 16h14
Início > Noticias > 40019

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), dá sequência ao programa de qualificação profissional. Essa semana mais de 150 pessoas foram capacitadas, distribuídas nos cursos de manicure e pedicure, pintura em tecido, informática básica, culinária (bolos e tortas) e cabeleleiro. As aulas foram realizadas nas unidades da fundação e em entidades parceiras.

Na Casa da Comunidade, localizada no bairro  Santos Dumont, aconteceram os cursos de manicure, pedicure e cabeleireiro. O presidente da Fundat, Carlos Magno Costa Garcia, fez a entrega dos certificados aos concludentes. "As parcerias são sempre bem-vindas. É uma oportunidade para avançarmos no programa de qualificação profissional, ampliando o número de pessoas contempladas com os treinamentos".

A aluna Wilma de Oliveira Abreu, 42 anos, antes mesmo da conclusão do curso de cabeleleiro, abriu o seu próprio negócio. "Trabalhava em salão de beleza, mas de maneira tímida. Depois que aprendi as técnicas com a instrutora Arleide, me encorajei e abri o meu próprio salão", revelou.

Na Escola do Legislativo, sediada no Centro, 24 cidadãos concluíram o curso de informática básica. A escola é parceira da Fundat há vários anos. O concludente Eustáquio Horta Fernandes, 64 anos, foi destaque diante do seu entusiasmo no aprendizado. "Precisava aprender a acessar a internet, passar e receber e-mail por motivos de trabalho. Resolvi o problema e já estou no mundo on-line", comemorou.

Bolos e tortas

Na Unidade de Qualificação e Produção Maria Emília dos Santos (D. Bibi), no bairro Santos Dumont, 16 alunos concluíram o curso de Bolos e Tortas. "Meu pai presenteou-me com um pequeno negócio. Resolvi fazer o curso para confeccionar os bolos e tortas e revendê-los na minha mercearia", esclareceu Paula Roberta Oliveira dos Santos.

Já na Unidade de Qualificação do Jardim Centenário, 30 pessoas concluíram os cursos de pintura em tecido e biscuit. A diarista Cristina Goes de Jesus, 32, mãe de quatro filhos, decidiu que mudaria a profissão por meio do curso. A iniciativa deu certo. Como artesã está gerando sua própria renda. "Estou trabalhando muito para atender as encomendas de pintura em tecido", afirmou.

Manicure e pedicure foi o curso encerrado na Unidade de Qualificação do Jardim Esperança, bairro Inácio Barbosa. A agente de saúde Maria Solange Carvalho Cardoso explicou que o treinamento foi uma terapia. "Passei por um processo cirúrgico, o qual me deixou deprimida. No curso, fiz muitas amizades e superei as minhas dificuldades".

Para demonstrar as habilidades dos alunos do curso de culinária, na Unidade de Qualificação e Produção José Joaquim dos Santos (Zé do Sal), foi oferecido um almoço durante o encerramento das atividades. Vários pratos e sobremesas foram oferecidos aos participantes. No total, foram 22 cidadãos que, a partir de agora, têm uma nova profissão. Maria Helena Santos Carvalho, 44, deseja trabalhar na área de restaurantes. "Perdi uma oportunidade porque não tinha o certificado. Agora, com o aprendizado estou muito mais confiante".