A Prefeitura de Aracaju e de mais 36 cidades participam até o domingo, dia 13, da Feira dos Municípios Sergipanos, no Centro de Convenções. A abertura do evento ocorreu nesta quinta-feira, dia 10, e contou com a presença de diversas personalidades, a exemplo do governador do Estado em exercício, Belivaldo Chagas, e o presidente da Assmebléia Legislativa, deputado Ulices Andrade. O prefeito da capital Edvaldo Nogueira foi representado pelo seu secretário-executivo, Adailton Batista.
"Essa é uma grande iniciativa, que ajuda a divulgar para toda a sociedade sergipana sua cultura, suas vocações e tradições, além de realizar novos negócios para gerar emprego e renda", destacou Adailton Batista.
A Feira dos Municípios Sergipanos é uma iniciativa conjunta das associações dos Municípios da Região Centro Sul Sergipano, dos Municípios do Baixo e Vale do São Francisco, e dos Municípios da Barra do Cotinguiba e do Vale do Japaratuba e reúne 37 cidades para mostrar suas vocações, produtos e tradições culturais com apoio do Governo do Estado e diversas instituições. "Essa é uma oportunidade de os municípios se unirem, juntamente com o Governo do Estado e outros parceiros, para mostrar o que há de melhor em cada região", reforçou Adailton.
A exposição conta com 85 estandes que contemplam as cidades participantes, além de parceiros como o Governo de Sergipe, através da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Banco do Estado de Sergipe (Banese), Petrobras, Deso, Caixa Econômica, Sebrae, Confederação Nacional dos Artesãos e Energisa. Além da comercialização de produtos, a feira traz na sua programação apresentações folclóricas, shows com artistas locais, gastronomia típica e oficina onde os artesãos poderão confeccionar suas obras durante a realização da festividade.
No estande da Prefeitura de Aracaju, os visitantes podem conferir uma mostra do que a administração realiza em prol da população, como os cursos e as ações de incentivo ao empreendedorismo dos cidadãos promovidos pela Fundação Municipal de Trabalho (Fundat), os programas de promoção de desenvolvimento social gerados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc), as intervenções urbanísticas promovidas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e os produtos de divulgação turística da capital da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju).
Para o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite, a ação integrada entre as associações de municípios potencializa a divulgação e a atração de novas oportunidades para a capital e o interior sergipanos. "Nessa primeira edição a Feira dos Municípios já nasce grande e Aracaju não poderia ficar de fora. Por isso, apresenta aqui um pouco do que realiza todos os dias para continuar melhorando a qualidade de vida em toda a cidade. Da maneira como está bem organizado, o evento permite uma viagem pelo Estado, na qual o público pode conhecer suas principais vocações e tradições", comentou.
Presenças
Também participaram da solenidade de abertura o deputado federal Jackson Barreto, o presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Saumíneo Nascimento, dentre outras autoridades, secretários de Estado, prefeitos, parlamentares e secretários municipais dos diversos municípios.