Confraternização celebra avanço no atendimento aos alunos com necessidades educativas especiais

Educação
10/12/2009 11h32
Início > Noticias > 40021

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inseridos na coordenação de educação especial, estiveram reunidos na noite dessa quarta-feira, 9, para uma confraternização realizada na quadra do Magal, localizada no bairro Grageru. Além de compartilhar felicitações de fim de ano, os profissionais fizeram uma retrospectiva das principais ações executadas pela Prefeitura de Aracaju em benefício dos alunos com necessidades educativas especiais.

Dentre os principais avanços, foi destacado a implantação de novas salas de recursos multifuncionais em unidades de ensino da rede municipal. Os espaços dispõem de materiais pedagógicos e de acessibilidade para a realização do atendimento educacional especializado, complementar ou suplementar à escolarização.

"As crianças e os adolescentes freqüentam as salas de recursos multifuncionais no horário contrário às aulas para suprir suas próprias necessidades. Nelas, os professores também recebem orientações quanto ao trabalho pedagógico desenvolvido nas salas de aula. Tudo isso para tornar ainda mais qualitativo o sistema de ensino", declarou a coordenadora de Educação Especial da Semed, Fátima Diniz.

Todas as escolas municipais têm como referência a inclusão social de estudantes com necessidades educativas especiais. Entre as que oferecem atendimento especializado nas salas de recursos multifuncionais, estão as escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Presidente Vargas e Oscar Nascimento. Além dessas, as de Educação Infantil (Emeis) José Garcez Vieira e Arthur Bispo do Rosário.

Para a professora que atua na sala de recursos da Emei José Garcez Vieira, Letícia Alves, o trabalho inclusivo desenvolvido pela Semed tem sido aperfeiçoado a cada ano com novas alternativas de aprendizagem voltadas para os alunos com necessidades educativas especiais.

"A implantação de salas de recursos multifuncionais, aliada à constante capacitação profissional tem tornado a educação do município cada vez mais apta a receber esse público específico. Na unidade em que atuo, cerca de 15 crianças surdas, autistas ou que apresentam Síndrome de Down recebem atendimento especializado, aprovado pelos pais ou responsáveis", garantiu Letícia, que há 9 anos tem a sala de recursos como seu principal ambiente de trabalho.

Com a troca de presentes e homenagens aos profissionais que obtiveram destaque em 2009, uma breve reflexão sobre as ações a serem executadas no próximo ano envolveu os participantes, que demonstraram ter em comum a perspectiva de aperfeiçoar continuamente as práticas de ensino.