Prefeito sanciona lei do feriado de São João

Funcaju
15/12/2009 06h32
Início > Noticias > 40041

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, sancionou na noite da segunda-feira, dia 14, no plenário da Câmara de Vereadores, a Lei nº 3805, que cria o feriado municipal do dia de São João, comemorado todos os anos no dia 24 de junho. O projeto de autoria do vereador Valdir Santos foi aprovado por todos os vereadores em votação realizada no dia 3 de dezembro de 2009 e agora entra em vigor com a assinatura do prefeito. Edvaldo garantiu que a prefeitura irá trabalhar para que a legislação seja cumprida pelos gestores patronais.

"Todos os anos decretamos ponto facultativo nessa data, atendendo a um anseio dos trabalhadores, mas algumas categorias, como bancários e carteiros, não tinham o mesmo direito. Aracaju vive o São João e essa lei será muito positiva, pois só reforçará essa nossa tradição tão bonita. Vamos atuar de forma a garantir esse direito e dialogar com os setores estatais e privados sobre o feriado do dia 24 de junho, que se torna um dos mais importantes para Aracaju. Vamos empreender todo o esforço para fazer valer essa lei", destacou Edvaldo.

O prefeito falou sobre o significado, para os aracajuanos, dos ritmos capitaneados pelo forró, dizendo que eles fazem parte da identidade cultural da população. "A festa que realmente move as nossas emoções e transforma a nossa cidade é o São João. E era uma discrepância não elevarmos essa data dentro do nosso calendário. Vamos continuar o esforço para valorizar essa vertente tão preciosa para nós, aracajuanos. Esse é um momento de afirmação da nossa cultura, da nossa tradição", reforçou.

Para Edvaldo Nogueiro, os festejos juninos nasceram como uma festa de comemoração pela colheita no campo, ou seja um festa dos trabalhadores. "Fico muito feliz por participar dessa ação e deixo os meus parabéns à Câmara Municipal, em especial ao vereador Valdir pela sua habilidade legislativa impressa na redação dessa lei", acrescentou.

O ato foi prestigiado por diversas autoridades políticas, personalidades da cena cultural de Sergipe e representações sindicais de trabalhadores, que louvaram a iniciativa por permitir a profissionais de todas as áreas brincarem a noite da véspera de São João e o próprio dia sem prejuízo para o seu trabalho. Além disso, o feriado agora formalizado poderá criar mais um incentivo ao fortalecimento das manifestações locais e ampliação das festas, como o Forró Caju.

O autor do projeto de lei agradeceu a sanção do documento pelo prefeito. "Edvaldo ratificou o entendimento desse projeto de lei em benefício de tantas pessoas que amam os festejos juninos e que muitas vezes não tinham direito ao lazer em família na véspera e dia de São João, por estarem desempenhando suas atividades laborais", lembrou Valdir Santos.

"Tivemos todo o apoio dos colegas de Câmara e do prefeito Edvaldo Nogueira, mas eu quero agradecer especialmente aos meus pastores pela compreensão, pois sendo cristão evangélico soaria estranho eu fazer um projeto que trata de um feriado consagrado a um santo. Esse foi um ato que visa, sim, respeitar a tradição de Aracaju e as pessoas que nela vivem e brincam os festejos", acrescentou o vereador.

Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, o gesto do vereador Valdir e do prefeito reflete a preocupação com aquilo que estava nas ruas. "Esse era um anseio da população e, com a sanção da lei, a Prefeitura e a Câmara consolidam um movimento dos sergipanos, que é um movimento de celebração dos santos que caracterizam o período junino e o maior deles, que é São João".

Para Eloísa Galdino, "a instituição do feriado dará uma tranquilidade maior para a celebração das pessoas, que vão poder ir aos arraiais, que o poder público organiza com tanto carinho e com tanto profissionalismo, como é o caso do Fórró Caju, do Arraiá do Povo e dos arriais que acontecem nos bairros. Hoje é um dia marcante para a elevação da cultura sergipana e para a cultura junina".

O clima de festa tomou conta do Palácio Graccho cardoso, que abriga a Câmara de Vereadores. A animação foi tamanha que após a sessão extraordinária, todos os presentes cantaram e dançaram forró pé-de-serra na entrada do prédio. Até mesmo o prefeito Edvaldo Nogueira e o vereador Chico Buchinho se juntaram ao trio de Nadinho do Acordeon, tocando zabumba e triângulo, respectivamente.

"Fico muito feliz com a sanção dessa lei, que só irá beneficiar a cidade. As pessoas vão poder curtir à vontade as festas e nós, que trabalhamos na área, vamos ter ainda mais oportunidade de nos apresentar para mais pessoas. Hoje é um dia que marcou minha carreira e olhe que já estou nessa 'estrada' há 52 anos", revelou Nadinho.

O arraial formado contou com a chancela do presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, José Souza. "Esse é o coroamento de uma luta de anos, quando fizemos esforços para reunir os representantes dos bancos, enviamos documentações para a Febraban [Federação Brasileira dos Bancos] e colhemos a frustração de receber deles a resposta de que seria necessário haver uma lei local que amparasse e respaldasse a paralização dos bancos dia de São João. Não tenho dúvidas que agora os bancários - e outras categorias - vão poder gozar as festividades do São João em condições de igualdade com os demais aracajuanos, afinal esse é o evento mais popular de Aracaju. Essa foi uma grande vitória para toda a população", reforçou.

Aproximação

O presidente da Câmara, vereador Emmanuel Nascimento, aproveitou o ato simbólico para lembrar que aquela era mais uma forma de valorização dos que integram a instituição. "O senhor poderia ter sancionado essa lei no seu gabinete ou em qualquer outro local, mas escolheu fazê-lo aqui, mostrando que é um homem público que respeita essa casa do povo e reforçando os laços de respeito instuicional entre os poderes Executivo e Legislativo do município. Essa aproximação é salutar para os cidadãos, pois aqui se busca criar projetos importantes, que beneficiem a população", registrou Emmanuel, lembrando que a Câmara também tem se aproximado do público, por exemplo com a transmissão da sessões por televisão, rádio e internet.

O ato também foi acompanhado pelo secretário de Estado da Articulação Política, Bosco Costa, que representou o governador em exercício, Belivaldo Chagas, a deputada estadual Tânia Soares, representando a Assembléia Legislativa de Sergipe, o superintendente estadual da Caixa Econômica, Luciano Pimentel, além de secretários municipais e vereadores de Aracaju.