Nesta terça-feira, 15, professores, funcionários, alunos e pais de alunos estão envolvidos no processo de eleição direta para a escolha dos coordenadores gerais, pedagógicos e administrativos da rede municipal de ensino que atuarão na gestão 2010/2011. A eleição está sendo realizada em 70 escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) e de educação infantil (Emeis), das 7h30 às 18h, nas que mantém dois turnos de funcionamento, estendendo-se até às 21h nas que funcionam no período noturno.
A campanha eleitoral dos candidatos foi feita de 7 a 12 de dezembro, seguindo as regras estabelecidas no regimento eleitoral. De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral da Emef. Juscelino Kubistchek, Helon Bacellar, a gestão democrática é fundamental para que os segmentos envolvidos possam decidir, através da eleição, os novos rumos da educação municipal com vistas à elevação da qualidade do ensino em cada unidade escolar.
"Durante a nossa campanha eleitoral, distribuímos panfletos comunicativos para os pais e realizamos reuniões com professores e alunos. Além disso, os candidatos responsáveis pela única chapa que dispomos criaram o blog http://www.dialogojk.blogspot.com/, com objetivo de divulgar suas propostas e envolver ainda mais a comunidade escolar no processo eleitoral", ressaltou Helon.
Candidatando-se pela segunda vez ao cargo de coordenador geral da Emei. Nunes Mendonça, Sílvia Isabel Relvas aprova o processo eleitoral que inclui diversos segmentos nas decisões em prol da educação. "A experiência que adquiri ao estar à frente da coordenação dessa escola foi bastante positiva. Foram desenvolvidos projetos pedagógicos e diversas atividades educativas na última gestão, por isso, pretendo dar continuidade ao trabalho e sei que tenho total apoio da comunidade, que acabou por se tornar amplamente participativa nas ações idealizadas pela coordenação escolar", afirmou.
A jovem Margarida Cardoso dos Santos, mãe do estudante da Emei. Jovino Pinto, Douglas C. Lima, 6 anos, participa pela primeira vez do processo eleitoral. "Considero importante que todos os pais participem do desempenho escolar dos filhos, o que inclui a decisão de quem vai coordenar a escola que eles estudam. É uma maneira simples de estreitar a relação dos pais com a equipe gestora e assim, contribuirmos juntos para o desenvolvimento das crianças", afirmou.
Eleição
Para participar da eleição os candidatos tiveram que cumprir uma série de requisitos, entre eles, possuir habilitação específica de grau superior correspondente à Licenciatura Plena, no caso dos candidatos à função de coordenador geral e administrativo. O coordenador pedagógico deve possuir habilitação específica de grau superior em pedagogia ou pós-graduação (Latu ou Strictu sensu) na área de educação.
Além desses requisitos, é preciso que tenham disponibilidade para cumprimento de jornada de 40 horas semanais, não ter sofrido penalidade administrativa nos últimos cinco anos, ter no mínimo três meses de exercício na unidade escolar sede ou em seus anexos, ter no mínimo dois anos de experiência no exercício da docência, ter no mínimo três anos de efetivo exercício no magistério público municipal, apresentar proposta de Plano de Ação para implemento das metas na unidade escolar de acordo com as diretrizes e normas da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e legislação de ensino vigente.