PMA entrega certificado aos adolescentes do ProJovem e do Projeto Viver Legal

Assistência Social e Cidadania
16/12/2009 15h42

Meninas e meninos inseridos nos programas sociais deram uma verdadeira aula de cidadania no evento promovido pela Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Na oportunidade, 39 adolescentes do ProJovem Adolescente e jovens do Projeto Viver Legal, que estão em cumprimento de medidas socioeducativa por meio de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA), receberam certificados por concluírem cursos profissionalizantes no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Dentre os cursos ofertados pela Semasc, estão mecânica de motocicleta, reparador de motor a diesel e reparador de motor à álcool e gasolina. O evento aconteceu na tarde desta terça-feira, 15, na Associação de Moradores do Beira Rio, localizada no bairro Ignácio Barbosa, e contou com cerca de 150 pessoas, entre elas, meninos e meninas dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Risoleta Neves, Porto D'anta e Santa Maria e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) ‘Viver Legal'. Além da entrega de certificados houve apresentações dos grupos Hip Hop, de dança contemporânea e do grupo 'Pra kebrar'.

A secretária municipal de Assistência Social, Rosária Rabelo, cumprimentou todos e parabenizou os adolescentes pelo entusiasmo como foi conduzida a solenidade. "Quero cumprimentar a todos e todas aqui presentes nessa tarde e dizer da minha alegria em participar de uma festa de tanto brilho, principalmente, conduzida pelo público juvenil. O que pude perceber no dia de hoje foi uma lição de cidadania desses jovens que fizeram do programa ProJovem Adolescente um projeto de vida, dando assim uma demonstração de aprendizagem aos nossos profissionais sobre como se faz e se constrói a verdadeira cidadania", afirmou.

A secretária fez um convite aos adolescentes diplomados para que continuassem a frequentar os Cras, na condição de multiplicadores de conhecimento, e homenageou os meninos em cumprimento de medidas socioeducativa do Creas Viver legal. "Agora faço um apelo a todos que foram contemplados para que não abandonem as nossas unidades sociais e possam continuar frequentando o ProJovem Adolescente como multiplicadores. Quero parabenizar os adolescentes do Creas Viver Legal e que eles façam desse aprendizado um projeto de vida", completou.

Cidadania

Para a coordenadora do Creas Viver Legal, Vilma Teixeira, esse é um trabalho de socialização e de resgate da cidadania dos adolescentes que se encontram sob a tutela do poder judiciário. "A proposta da capacitação dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas é um direito que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA] e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo [Sinase]. Além de orientar para a capacitação, preparando esse jovens para ingressar no mercado de trabalho, a gente prepara as famílias e a comunidade para acolher esses adolescentes", ressaltou.

"É muita emoção poder participar de uma festa como essa, principalmente receber o resultado daquilo que nós plantamos e o que nos foi ensinado. O que fica é a saudade dos colegas e professores, mas tenho certeza que hoje irei enxergar o mundo de outra forma, valeu mesmo", observou a integrante do ProJovem Adolescente do Cras Porto D'anta, Jaqueline Maria Silva Nascimento, 16 anos.

Para o adolescente do Cras Lamarão, Clebson da Costa Andrade, 18, a solenidade vai ficar na história de sua vida e será guardado com muito carinho. "Hoje é o dia mais importante da minha vida. Sei que estou preparado para ingressar no mercado de trabalho, porque o que aprendi de fato modificou a minha vida, porque antes não tinha coragem de falar. Através desse programa sou outra pessoa. Quero agradecer a Prefeitura de Aracaju, a Semasc e ao Cras por essa oportunidade e por esse aprendizado", disse.