No encerramento do ano letivo, as escolas de educação infantil da rede municipal realizam a solenidade de formatura dos Doutores do ABC. Para milhares de crianças, esse momento tem se caracterizado como uma importante fase de transição rumo ao ensino fundamental e, posteriormente, aos novos desafios que contribuirão ainda mais para sua formação pessoal e profissional.
Com apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), as escolas municipais de Ensino Fundamental (Emef) José Carlos Teixeira e José Garcez Vieira, bem como de Educação Infantil (Emei) Ana Luiza Mesquita Rocha, Dr. José Augusto Arantes Savazine, Manoel Eugênio Nascimento, Berenice Campos e João Batista Douglas de Souza estão providenciando os últimos preparativos para o dia mais esperado do ano.
O início das comemorações se deu na última sexta-feira, 11, com a missa de ação de graças realizada na Igreja Pio Décimo em homenagem aos 67 meninos e meninas inseridos na Emef. Otília de Araújo Macedo. A colação de grau aconteceu no sábado, 12, no auditório do Colégio Estadual Governador Valadares.
"Dispomos de três professores polivalentes para o acompanhamento desses alunos, sendo que o principal resultado desse trabalho está na capacidade dos mesmos em já poder cursar o 1º ano do Ensino Fundamental. Um resultado positivo que acompanha a escola ao longo dos seus 33 anos de existência", declarou a coordenadora geral da Emef, Maria do Carmo Melo.
Para a professora Maria Júlia dos Santos, que há quatro anos leciona em turmas da Educação Infantil, o que mais contribuiu para o desenvolvimento dos alunos foi a adaptação das atividades curriculares à proposta pedagógica encontrada nos livros do Sistema Aprende Brasil, adquirido pela Prefeitura de Aracaju em abril desse ano e implantado em 52 escolas da rede municipal de ensino como parte da campanha ‘Pelo Direito de Aprender'.
"O material didático é rico, portanto deu mais subsídio aos professores na aplicação de atividades curriculares, tornando-os mais aptos a acompanhar o processo de aprendizagem de cada um dos alunos. Foi proveitoso, tanto para o professor, quanto para os meninos e meninas", afirmou Júlia.
Contente com a realização pessoal da pequena Yasmin Vitória, 6 anos, a jovem Jucélia Maria de Jesus, 35 anos, acompanha o trabalho pedagógico desenvolvido na Emef Otília de Araújo Macedo desde que seu primeiro filho, Gabriel, fez parte da formatura dos Doutores do ABC. Este ano, Gabriel cursou a 3ª série do Ensino Fundamental e, assim como a irmã recém-formada, demonstra estar superando expectativas quando o assunto é educação.
"A escola que escolhi para meus filhos tem sido eficiente, no que diz respeito a confiança depositada nos professores, a responsabilidade com os meninos e ao conhecimento que eles têm adquirido a cada dia. Só tenho a agradecer a toda equipe pedagógica, em especial à professora Maria Júlia Santos, por ter alfabetizado os meus filhos de uma maneira tão especial", colocou Jucélia Maria de Jesus.