Antecipação do 13º aquece as vendas no comércio local

Fazenda
17/12/2009 08h01

A temperatura aumentou no comércio da capital sergipana e promete aquecer ainda mais com as proximidades das festas de fim de ano. Quem já recebeu a última parcela do 13º não perdeu tempo e foi às compras de Natal e Ano Novo. Exemplo disso são os servidores da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) que, agraciados com a antecipação do salário extra no último dia 11, foram às compras para a alegria dos lojistas. Com isso, a injeção de R$ 12 milhões na economia da cidade está ajudando a impulsionar as vendas neste fim de 2009.

De acordo com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Aracaju, Samuel Schuster, a expectativa de crescimento é de 6% a 8%, em relação a 2008. "Anteriormente trabalhávamos com uma margem de aumento entre 5% a 7%. Hoje, a antecipação do 13º por parte do setor público e de algumas empresas privadas, fez com que os consumidores fossem às compras e aqueles que tinham restrições no comércio puderam pagar o débito e voltar a comprar também", afirmou Samuel.

Se depender da iniciativa da Prefeitura de Aracaju, o aquecimento nas vendas será ainda maior. Isso porque, segundo o secretário municipal de Finanças, Jeferson Passos, o salário de dezembro será pago pela PMA na próxima terça-feira, 22. "A antecipação do 13º e também do pagamento referente a este mês são uma demonstração do cumprimento da folha pelo prefeito de Aracaju [Edvaldo Nogueira] e também uma forma de retribuir a dedicação e a contribuição dos servidores ao desenvolvimento da nossa cidade", destacou Jeferson.

Para Samuel Schuster, a prática de antecipação salarial ao final do ano é uma iniciativa pública recente que em muito contribui para a economia local. "Há alguns anos, os servidores somente recebiam o 13º dois, três meses depois, já no ano seguinte. Então isso enfraquecia bastante. O sergipano é um bom pagador, mas muitas vezes deve no comércio por falta de dinheiro. Então quando chega no final ano, quita sua dívida com 13º e volta a consumir, o que é muito bom para gente, para o comércio local", frisou o presidente da CDL.

Sorrindo à toa

A vendedora de bolsa e malas, Evaneide Dantas Souza, festeja as boas vendas de dezembro com largo sorriso no rosto e muita empolgação na hora de atender seus clientes. "É um estímulo grande a gente ver que as pessoas estão com dinheiro e querem comprar. A saída dos nossos produtos melhorou de forma significativa esse mês e acredito que ainda vai crescer nos próximos, não tenho dúvida", disse Evaneide.

Para a locutora de uma loja de roupas no calçadão das Laranjeiras, Ana Celi Freitas Santos, a chegada de um novo ano incentiva os consumidores a festejaram em grande estilo. "Todo mundo quer virar o ano de roupa nova. E com dinheiro na mão, já que muita gente já recebeu o 13º, não há quem segure. A movimentação aqui na loja aumentou bastante e acredito que na próxima semana será ainda maior diante das proximidades das datas festivas. Só temos que comemorar", ressaltou Ana Celi.