PMA intensifica combate à poluição visual na cidade

Serviços Urbanos
17/12/2009 09h18

Para deixar a capital da qualidade de vida cada vez mais bela e limpa, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) realiza diversas ações de combate à poluição visual. Diariamente as equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) percorrem toda a cidade para vistoriar possíveis infrações cometidas nas vias e locais públicos.

De acordo com a lei municipal n° 1.721/ 91 (Código de Limpeza Urbana), é proibida a fixação desse tipo de material em árvores, calçadas, postes, canteiros ou monumentos. Para fazer a devida fiscalização em todas as áreas da cidade, a Emsurb conta com dois caminhões e cerca de 12 agentes, retirando faixas e cartazes em locais irregulares. Somente entre os meses de janeiro e novembro deste ano, foram apreendidas 4.948 faixas espalhadas pelas ruas de Aracaju.

Segundo o gerente de Espaços Públicos da Emsurb, Antônio Pereira, as equipes percorrem as ruas durante o dia todo, a fim de coibir as ações irregulares de poluição visual. "Os caminhões ficam circulando 24 horas, para remover essas faixas e não deixar que essas elas poluam a cidade", conta, acrescentando que, a depender da gravidade da infração, também é aplicada uma multa ao contratante da faixa.

Vestibular

O número de infrações aumenta bastante com o período das provas de vestibular. Seja parabenizando os estudantes pelo resultado ou desejando um bom desempenho, parentes, amigos e instituições de ensino espalham diversas faixas nas vias públicas, exigindo uma fiscalização mais intensa.

"Faixas desse tipo podem ser colocadas na portaria dos prédios e na parte interna das residências, sem nenhum problema", esclarece Antônio Pereira. "Dentro do nosso cronograma já sabemos que nessa época o número de casos é maior e nos programamos para essa fiscalização mais intensa", afirma o gerente.