Galeria Álvaro Santos recebe exposição coletiva

Cultura
05/01/2010 09h23

Está em cartaz na Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS) uma exposição coletiva com 51 trabalhos de diferentes artistas sergipanos já consagrados e também estreantes. A mostra segue até o fim deste mês e traz um panorama da pintura e da escultura no estado.

"Estão em exposição desde pinturas de meados do século passado, como um quadro do pintor Jenner Augusto, até peças mais recentes de artistas como Kleber Souza, Joel, Adauto Machado e Rina, por exemplo. Entre os clássicos estão Florival, Jordão Oliveira, Álvaro Santos, Eurico Luiz, Antônio Maia, entre outros", revela o diretor da GAAS, Luiz Adelmo Soares.

A artista plástica Ana Denise, que se dedica à produção artística desde os 13 anos de idade, está apresentando suas pinturas em estilo Naïf. "Há muitos artistas no estado, então os que são convidados para mostras como esta se sentem honrados", diz a pintora. "Para mim é uma obrigação participar de todas as exposições da Álvaro Santos para as quais me convidam", completa.

Para atrair visitantes, está sendo realizado um trabalho junto à rede hoteleira de Aracaju. A proposta é que a galeria seja incluida nos roteiros de visitação turística. "Com isso o turista poderá ter uma visão panorâmica da produção artística sergipana. Os interessados em adquirir as obras poderão entrar em contato com os artistas, através das informações disponíveis na galeria", acrescenta Luiz Soares.

Projetos

A Galeria de Artes preparou uma série de projetos para os primeiros meses deste ano. Um deles é uma exposição itinerante de artistas sergipanos em escolas da capital. Previsto para começar em março, o projeto vai expor durante 15 dias diversos trabalhos de artistas sergipanos nos colégios públicos municipais. "A ideia é que que o aluno possa desde cedo despertar para as artes", explica Luiz Adelmo.

O Salão dos Novos, que era realizado em janeiro, passará para o mês de março. O diretor pretende promover reuniões com os artistas do estado para saber deles quais são seus anseios e expectativas quanto a Álvaro Santos, e que sugestões eles tem para a melhoria da unidade. "A atuação da galeria em 2010 será voltada totalmente para o apoio logístico do artista sergipano", anuncia Luiz Adelmo.