Alunos de escolas municipais participam do encerramento do AABB Comunidade

Educação
16/12/2009 18h25

Estudantes das escolas municipais de Ensino Fundamental Elias Montalvão, Tenisson Ribeiro, Maria Carlota de Melo, José Carlos Teixeira e José Conrado de Araújo, localizadas nos bairros Mosqueiro e São Conrado, participaram na tarde dessa terça-feira, 15, do encerramento anual do projeto AABB Comunidade. O projeto é o resultado de uma parceria da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), com a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e a Fundação Banco do Brasil, com o objetivo promover a inserção social e desenvolver a complementaridade escolar.

Segundo a coordenadora administrativa do AABB Comunidade em Aracaju, Ana Zilda Ribeiro, as festividades ajudam a atingir uma de suas principais metas: a de contribuir para a integração social. "Um grande objetivo nosso é fomentar a integração familiar, por isso sempre tentamos promover eventos para reunir pais, familiares e estudantes. Trazemos as famílias para o AABB Comunidade oferecendo projetos voltados para os pais, a exemplo dos que fomentam o artesanato como alternativa para geração de renda. O mais interessante nessas reuniões conjuntas é que a família marca presença sempre que convocada, nos estimulando a criar novas estratégias", afirmou a coordenadora, com entusiasmo.

Atividades complementares

Realizadas todas as semanas, das terças às sextas-feiras, por meio de atividades lúdicas em torno de áreas como saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, o AABB Comunidade atende atualmente, em Aracaju, 289 crianças e adolescentes com faixa etária de 7 a 18 anos incompletos. A iniciativa conta com o suporte da Semed na contratação dos educadores, na alimentação e transporte dos estudantes. Segundo a coordenadora pedagógica do projeto, Eliane Dias Guimarães, o trabalho é baseado na valorização da cultura da criança e do adolescente, bem como de sua comunidade.

"O AABB Comunidade vem crescendo bastante. Não só no número de beneficiados como também na oferta de atividades pedagógicas, o que possibilita a construção do conhecimento e o acesso à cidadania. Entre algumas atividades, está o acesso dos estudantes às manifestações culturais por meio do que chamamos de aulas-passeio, com visitas à biblioteca pública, ao cinema e ao teatro", disse Eliane Guimarães.

Para Vanda Cristina dos Santos, 34 anos, mãe de três filhos e um deles inserido no AABB Comunidade, o projeto tem proporcionando bons resultados para seu filho que estuda na Es cola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo. "Quando fiquei sabendo pela escola da existência deste projeto, me animei logo e incentivei meu filho a participar. Passados quatro meses de atividades, percebo uma melhora bem significativa. Ele vai à escola com mais empenho, elevou as notas e desenvolveu mais a leitura. Antes ele era muito tímido, agora já está mais solto e sua satisfação é fazer natação. Sempre que posso, venho assistir às apresentações e ver como andam as coisas por aqui", disse Vanda Cristina.

Estudante da 3ª série na Emef. Tenisson Ribeiro, localizada na Zona de Expansão de Aracaju, Fabiana da Silveira,  11 anos, disse gostar bastante do projeto. "Já tem mais de um ano que venho pro clube AABB. Gosto demais daqui. Não perco uma quarta nem sexta-feira. Faço educação física, basquete, queimado, futebol e brinco com amigos", contou a menina.

O programa

As AABBs estão presentes em quase todos os municípios onde existem agências do Banco do Brasil. Em 1987, a Federação das AABBs criou um projeto que abriu as portas dos clubes para crianças e adolescentes da comunidade. O Programa Integração AABB Comunidade possui o intuito de melhor utilizar os espaços ociosos das associações atléticas e tem como foco a ludicidade, a pedagogia de direitos e a leitura da realidade social do educando, da família e da comunidade.