USF João Cardoso promove I Palestra de Direitos e Deveres

Saúde
17/12/2009 09h53

Com uma proposta inclusiva e informativa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade de Saúde da Família (USF) João Cardoso Nascimento, promoveu nessa quarta-feira a I Palestra de Direitos e Deveres da Pessoa com Deficiência e Naturalogia. A ação contou com a participação da comunidade do bairro José Conrado de Araújo.

A iniciativa partiu da gestão e conselho local de saúde da unidade. "Essa palestra marca a reativação e o fortalecimento do nosso conselho. E nada melhor do que um tema atual e importante sobre a saúde para celebrar essa nossa retomada. A população é a principal beneficiada com tudo isso", diz o conselheiro local da USF e presidente da Associação dos Diabéticos do Estado de Sergipe (Amad/SE), Marco Antônio Ferraz.

A palestra focou os aspectos legais - direitos e deveres - que o cidadão passa a ter quando é acometido por deficiência física originada por alguma doença. A enfermeira Jane Mare da Rocha explica que a diabete, por exemplo, pode dar levar a esse tipo de abordagem quando é necessária a amputação de algum membro do corpo. "As nossas explicações, visam, portanto, à prevenção, tratamento e informações nos aspectos médicos e legais", informa.

Para a gerente da USF, a palestra cumpre um papel fundamental na comunidade local, uma vez que estabelece vínculos com a população. "A comunidade à nossa volta é povoada com muitas pessoas adultas e da terceira idade, e eles ficaram bastante satisfeitos quando souberam da ação", diz.

Esse foi o caso da dona de casa Socorro Rosa, portadora de diabete. "Tinha muita coisa que eu não sabia. Às vezes a gente pensa que deve ficar isolados porque está doente, mas não é bem assim. Existem direitos e deveres que garantem a nossa vivência e socialização", afirma.