Portadores de HIV participam de confraternização natalina

Saúde
17/12/2009 10h28

Um dia de descontração e celebração da vida. Foi assim a confraternização natalina promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para portadores de HIV. A atividade ocorreu nessa quarta-feira, dia 16, no Parque da Cidade, e reuniu gestores e técnicos do Programa DST/Aids, membros da sociedade civil e soropositivos atendidos pelos serviços da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

O evento, que faz parte do calendário da SMS, tem finalidade também terapêutica. Segundo a técnica do Programa DST/Aids, Maria Teles, o tratamento da doença extrapola as questões medicamentosas. "O lazer promove a autoestima e a socialização. Esses fatores acabam colaborando com o tratamento", garante.

O passeio no Parque da Cidade envolveu visita ao zoológico, sessão de massagens com o apoio do projeto QualiVida, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), além de rodas de conversa e música. A oportunidade agradou aos presentes, a exemplo da senhora Maria Ivonete Prazeres. "Em situações como essa nós convivemos com os outros, sabemos dos dramas de cada um e isso acaba criando uma rede de solidariedade", diz.

Ivonete também fez questão de elogiar o serviço de saúde oferecido pela Prefeitura de Aracaju no tratamento destinado aos soropositivos. "Os profissionais são excelentes, a estrutura de atendimento também. Não tenho do que me queixar em relação a isso", afirma.