Com a proximidade do Réveillon, a Prefeitura de Aracaju tem intensificado os trabalhos na produção da tradicional virada de ano na Orla de Atalaia. Desde o início da semana, quem transita pela localidade já consegue avistar os operários na montagem das estruturas de palco e iluminação, que deverão ficar prontas até o próximo dia 28. Entre aracajuanos e turistas, a expectativa é que mais de 200 mil pessoas compareçam ao evento para se divertir ao som do sambista Jorge Aragão, da cantora Simone e da banda sergipana Alapada.
Assim como no ano passado, dois palcos, com 14x14 metros cada, serão erguidos na proximidade da Passarela do Caranguejo. Além disso, a estrutura contará com tenda eletrônica em formato de concha, 10 camarins, um camarote, dois telões e dezenas de refletores. "A maior parte da estrutura será semelhante a de 2009, não só nos palcos como também no que diz respeito às estruturas de segurança e saúde", observa a diretora do Departamento Administrativo-Financeiro da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Kátia Perete.
Segundo ela, na área onde acontece a festa, funcionarão pontos de apoio da Policia Militar, do Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 - Aracaju), que mais uma vez montará um posto médico avançado bem próximo ao público.
Com relação a queima de fogos, Kátia antecipa que terá uma duração entre 12 e 15 minutos. "Os fogos serão colocados numa área demarcada, a 500 metros do público", disse a diretora da Funcaju. Já a animação ficará por conta de duas atrações conhecidas nacionalmente e um grupo local.
Jorge Aragão
Jorge Aragão nasceu no subúrbio de Padre Miguel, no Rio de Janeiro |(RJ). Sambista, começou sua carreira na década de 70, em bailes e casas noturnas. Como compositor, despontou em 1977, quando Elza Soares gravou sua composição "Malandro". Foi integrante do grupo Fundo de Quintal e um de seus principais compositores e letristas. Um tempo depois, abandonou o conjunto para dedicar-se à carreira solo. Quase todos os grandes intérpretes de samba têm canções de Jorge Aragão em seus repertórios. Entre eles estão Beth Carvalho, Alcione e Zeca Pagodinho.
Com doze discos lançados, Jorge Aragão já excursionou pelos Estados Unidos e se apresenta em várias cidades do Brasil todos os anos. Entre seus sucessos estão ‘Coisinha do Pai', consagrado na gravação de Beth Carvalho, ‘Coisa de Pele', ‘Vou Festejar', ‘Alvará', ‘Terceira Pessoa', ‘Amigos... Amantes', ‘Do Fundo do Nosso Quintal' e ‘Enredo do Meu Samba', entre outras.
Simone
Simone Bittencourt de Oliveira nasceu em Salvador, em 1949. Cresceu num ambiente musical: o pai havia sido cantor de opera e a mãe tocava piano. Aos 16 anos mudou-se para São Paulo, onde estudou e começou a jogar basquete, chegando a integrar a seleção brasileira. Em 1973, depois de ouvi-la cantar entre amigos, Moacir Machado convidou-a para um teste. Aprovada, assinou contrato de quatro anos e, a 20 de março de 1973, gravou seu primeiro LP, ‘Simone', estreando no mesmo dia em um programa de TV.
Em 1975 Simone gravou seu segundo LP, ‘Quatro paredes'. Seus maiores sucessos dessa época são as gravações de ‘De frente pro crime' e ‘Bodas de prata' (ambas de João Bosco e Aldir Blanc). Interprete de canções românticas, firmou-se como cantora ao gravar Começar de novo. Em 1980 incluiu em seu repertório a canção ‘Caminhando' - ou ‘Para não dizer que não falei de flores' (Geraldo Vandré), que se tornou um de seus maiores sucessos.
Entre tantos discos lançados, o último trabalho da cantora, "Simone ao Vivo", foi lançado em CD e DVD, em 2005. A obra, gravada no Teatro João Caetano (RJ), traz sucessos já consagrados da carreira da artista, como "Sarava, Sarava" e "To Voltando", além de canções inéditas como "Então Me Diz ", versão da balada "The Blower's Daughter", para a novela Belíssima. O disco inclui ainda participações de Zélia Duncan, Ivan Lins e Milton Nascimento.
Alapada
O grupo Alapada surgiu em meados de 2001 em Aracaju, Sergipe. Desde então, não parou mais, tocando nas principais casas noturnas do Estado. Seus quatro integrantes, Nana Escalabre (vocal), Julio Fonseca (bateria), Evandro Schiruder (guitarra) e Jamesson Santana (baixo), são naturais de Aracaju e possuem larga experiência musical. Tal qual uma banda independente, eles cuidam de tudo, desde o repertório à produção dos shows. A base sonora da Alapada é o rock´n´roll, incrementado por nuances de rap e reggae.
Apesar do curto tempo de carreira, Alapada coleciona notáveis experiências profissionais. Participou de importantes eventos no nordeste e sudeste do país ao dividir o palco com artistas como Arnaldo Antunes e bandas como O Rappa, Titãs, Nação Zumbi, Tihuana, NXZero e Hatteen. A grande arrancada do grupo aconteceu no segundo semestre de 2006, quando se mudou para São Paulo de forma independente e conseguiu a façanha de ter a faixa "Vida em Jogo" como tema de abertura da novela teen "Alta Estação", da Rede Record
Em abril de 2007, a banda fez sua primeira aparição nacional e internacional em rede de televisão, participando de um capítulo da telenovela. Nesse mesmo ano, gravou e lançou o seu segundo CD, intitulado "Fazendo Valer", gravando também o seu primeiro DVD. No ano de 2008, o lançamento do DVD e de dois clipes das músicas "Deixando Saudade" e "Um Instante", proporcionou uma grande projeção, levando até a uma importante participação no programa Altas Horas, da TV Globo.
Leia mais...
Prefeitura discute plano de segurança para o Réveillon