III Gincana Cultural e Recreativa proporciona lazer em escola municipal

Educação
14/12/2009 08h27
Início > Noticias > 40099

Alunos do 1º ano à 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alencar Cardoso, localizada no bairro José Conrado de Araújo, dividiram-se em grupos de torcidas organizadas para o cumprimento de tarefas lúdico-educativas realizadas em função da II Gincana Cultural e Recreativa. O evento aconteceu no último sábado, 12, com participação de professores, coordenadores e pais de alunos.

Com base no tema ‘Cantando e Dançando', os adolescentes e jovens da unidade escolar realizaram pesquisas sobre os ritmos que caracterizaram os anos 60, 70, 80 e 90, entre eles, samba, frevo, bossa nova e baião. Um destaque especial foi dado à música sergipana, como forma de estimular o regionalismo cultural e despertar novos talentos artísticos.

De acordo com o coordenador geral da Emef, José Fonseca, todos os recursos necessários ao bom prosseguimento da gincana foram obtidos por meio do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), programa do Governo Federal realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (Semed).

"Os alunos aceitaram da melhor forma a tarefa de mergulhar nas temáticas estabelecidas para cada grupo, representando os maiores intérpretes musicais das épocas. Além disso, confeccionaram cartazes e realizaram diversas apresentações orais. Tudo isso para estimular o espírito de equipe, interagir com a comunidade escolar e elevar o conhecimento", ressaltou José Fonseca.

Tanto a dança quanto a música serviram de inspiração para os estudantes, que ao associarem o aprendizado à diversão, acabaram por se tornar os principais atores de um processo interdisciplinar coletivo.

"Adaptamos os conteúdos de português, história, matemática e outras disciplinas ao contexto histórico que acompanha os ritmos musicais e isso nos trouxe excelentes resultados em sala de aula. A coordenação da escola, os suportes pedagógicos e a equipe de professores podem comemorar os resultados dessa iniciativa", assegurou a professora de geografia, Rita de Cássia Amorim.

Cultura brasileira

Ao compreender a importância do frevo, do samba e do pagode no estudo sobre a cultura brasileira, a estudante da 7ª série, Wedja Lindemberg, 14 anos, associou características presentes em cada um desses ritmos à violência percebida em meio aos festejos populares. "Creio que em tempos mais remotos as pessoas se divertiam nos bailes e boates sem presenciar tanto ato de violência. Devemos lembrar sempre que diversão e violência não combinam, assim como álcool e direção", advertiu a estudante.

Os pais de alunos que compareceram ao local não hesitaram em fazer parte da programação através de incentivos. "Eu e minha mãe acompanhamos minha filha Maria Vitória em todos os eventos escolares. É o primeiro ano que ela estuda nessa escola e já sente como se fizesse parte dessa grande família há mais tempo. Isso tem sido bom para ela e para nós, que percebemos as melhorias do seu desempenho escolar", explicou Josefa Benedita, 59 anos.

A ‘II Gincana Cultural e Recreativa' da Emef. Alencar Cardoso foi uma das atividades de encerramento do ano letivo. Outras atividades de socialização com a comunidade e crescimento educativo serão realizadas em função das comemorações de fim de ano.