Prefeito reinaugura praça Getúlio Vargas

Infraestrutura
19/12/2009 05h08
Início > Notícias > Prefeito reinaugura praça Getúlio Vargas

Datada do dia 10 de novembro de 1938, a praça Getúlio Vargas, mais conhecida como praça do Minigolfe, foi reinaugurada na noite desta sexta-feira, dia 18, pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. Situada na avenida Ivo do Prado, próximo ao Iate Clube de Aracaju, a estrutura histórica recebeu um investimento de R$ 144mil e conta agora com um novo contexto urbanístico que valoriza sua tradição arquitetônica.

Na oportunidade também foi inaugurada a nova sede administrativa da seccional sergipana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE). Denominado de Palácio da Cidadania, o antigo imóvel adquirido pelos juristas também fica na avenida Ivo do Prado, bem ao lado da praça reinaugurada, em frente ao rio Sergipe. Considerado um marco na história da arquitetura sergipana, o prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural em 7 de dezembro de 1989.

"Ao tomar conhecimento desse projeto da OAB, logo entrei em contato para que pudéssemos recuperar a praça do Minigolfe. Dessa forma estamos mostrando a preservação da nossa história e a convivência com a modernidade", destacou o prefeito de Aracaju, remetendo à época em que a praça foi construída. "Era aqui que os trabalhistas da década de 40 e 50 realizavam grandes comícios. Por isso é que se chama Getúlio Vargas", complementou.

Edvaldo destacou ainda a capacidade do povo sergipano, caracterizando-o como "inteligente e diferenciado", mas lamentou a carência de estruturas arquitetônicas que representem esse potencial no passado. "Infelizmente são poucos os prédios que ainda restam desse momento histórico de afirmação de nossa cidade", comentou o prefeito, parabenizando a OAB por ter tido "o cuidado, a competência e a sensibilidade de adquirir o imóvel e fazer essa maravilhosa reforma", observou.

Tanto a beleza da praça Getúlio Vargas, quanto a grandeza da reforma realizada no casarão que passa a abrigar a sede da OAB, foram bastante elogiadas pelo público que prestigiou a dupla inauguração. Em meio a tanta gente conhecida estava o advogado Humberto de Souza, 57, que na adolescência residiu nas proximidades da praça reinaugurada. "Eu brincava muito por aqui. Vinha todos os sábados e domingos", disse Humberto, antes de enfatizar a nova estrutura: "Ficou excelente! Só tenho a elogiar".

Reforma da praça

A obra durou cerca de dois meses e garantiu mais 348,4 m² à praça Getúlio Vargas, cuja área passa a ser de 2.403,35 m². O acréscimo veio com o fechamento de um trecho da rua Duque de Caxias. Após estudos da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), constatou-se que o fluxo de veículos no local era reduzido e a redefinição daquele espaço poderia favorecer o fluxo intenso de pedestres.

A melhoria ainda viabilizou a inserção de um memorial com painéis de fotos antigas de Aracaju, além de iluminação cênica e paisagismo. Outra novidade foi a construção de um monumento composto por símbolos da capital sergipana, como a arara e o caju, bem ao centro da praça. O histórico abrigo de ônibus, construído em 1939 para servir de ponto de parada de bondes, também foi restaurado.

"O objetivo da Prefeitura é humanizar mais a cidade. Essa obra está resgatando a história de Aracaju e ainda é uma praça que tem o nome de um dos maiores presidentes do país", colocou o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), engenheiro Paulo Costa. "Provavelmente esta é a última praça inaugurada este ano, mas no ano que vem teremos mais, além de obras de pavimentação, drenagem e terraplanagem", acrescentou.

Dados gerais

Proporcionando mais lazer e bem-estar para a população, nos últimos dois anos a Prefeitura de Aracaju investiu cerca de R$ 10 milhões na construção ou reforma de 48 praças por toda a cidade. Alguns exemplos de obras concluídas e entregues recentemente estão nos bairros Santos Dumont (praça Ulisses Guimarães), Jardins (Alberto de Carvalho) e Ponto Novo (Teotônio Vilela e Lion Schuster).

Parceria

Para o presidente do conselho federal da OAB, Cezar Britto, a sintonia da Prefeitura de Aracaju com a OAB na busca pela restauração de duas estruturas (o casarão e a praça), que representam uma passagem significativa da história sergipana, deve ser exaltada. "Essa casa simboliza o que é a advocacia. E inaugurada junto com a praça, fica muito mais claro que a advocacia e cidadania são palavras sinônimas. A praça, como representação do povo, com a advocacia, que defende o povo. É um casamento perfeito, que se cruza com a outra motivação fundamental para nós, que é a história.", discursou.

Conforme o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, graças à reforma, a sede da instituição se torna um verdadeiro cartão portal de Aracaju. "Fizemos esse esforço, adquirimos a casa, e o prefeito compreendeu essa doação da OAB à cidade, pois em um gesto distinto, fez uma reforma belíssima na praça, integrando-a ao casarão, que na verdade é o Palácio da Cidadania, que está aberto a toda a sociedade", pontuou. Já o governador do Estado em exercício, Belivaldo Chagas, ressaltou que Sergipe ganhou um belo presente na noite desta sexta-feira.

Presenças

Entre os presentes a reinauguração da praça Getúlio Vargas e a inauguração da nova sede da OAB também estavam o senador Antônio Carlos Valadares, os deputados federais Iran Barbosa e Jackson Barreto, a deputada estadual Ana Lúcia e os vereadores Emmanuel Nascimento (presidente da Câmara), Élber Batalha Filho (líder do prefeito), Valdir Santos, Danilo Segundo e Chico Buchinho.