Escolas municipais realizam confraternizações de fim de ano

Educação
21/12/2009 16h49
Início > Notícias > Escolas municipais realizam confraternizações de fim de ano

A manhã da sexta-feira, 18, foi animada para os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tenisson Ribeiro, localizada na Zona de Expansão de Aracaju, no Robalo. Presenteados com uma festa natalina, meninos e meninas tiveram um dia repleto de brincadeiras com direito a algodão doce, pipoca e mini-pizzas.

De acordo com a coordenadora geral da Emef, Kátia Suzana de Menezes, a confraternização de natal já faz parte do calendário escolar, sendo que cada festa é elaborada de uma forma especial. "A festa de fim de ano foi organizada com o empenho de todos os professores, funcionários e apoio da coordenação. Este ano, para animar ainda mais o evento, trouxemos além de brincadeiras diferentes, a visita do Papai Noel que deixou os alunos bastante entusiasmados e felizes com a entrega de presentes", afirmou a coordenadora.

Com o tema ‘Criando e Recriando o Natal com Arte', a confraternização natalina teve um cunho pedagógico. Segundo a professora Cássia de Fátima Souza, esse também é um momento propício para pôr em prática as discussões e os debates realizados em sala de aula durante o ano letivo.

"O tema desse evento partiu de um projeto, intitulado ‘Conhecendo o meio ambiente e aprendendo a preservar'. Para contextualizar, iniciamos a festa com uma música temática, cantada em coro pelos nossos alunos, através de uma mensagem de de conscientização e preservação do meio ambiente", refletiu a professora Cássia.

As recreações foram realizadas com bastante ludismo. Entre as opções estavam a cama elástica, pula-pula, skate, pescaria, bambolê e danças. Para a animadora Fabiana Gomes, 32 anos, que trabalha há três anos com animação de festas, a confraternização foi um verdadeiro presente para os estudantes.

"A festa está bonita e muito bem organizada. As crianças estão se divertindo bastante. Considero ser um grande presente de Natal para esses alunos. Hoje, por exemplo, resolvemos animá-los com brincadeiras antigas, da cultura popular, entre elas danças e corrida de saco", contou a recreadora.

Para David André da Cruz, 9 anos, e Lays dos Santos Vieira, 8 anos, ambos estudantes da 2ª série, a festa natalina foi cercada de surpresas. "Não esperava ver tantos brinquedos hoje. Tá muito divertido, já brinquei no pula-pula e no pega-peixe. E ainda ganhei uma bola de futebol do Papai Noel.", disse o garoto.

"A festa tá tão bonita. Gostei do carrinho de algodão doce e de dançar bambolê com as tias. O Papai Noel foi bom comigo, ele me deu um presente, uma bola cor de rosa", descreveu a menina com alegria.

Mais comemorações

De forma semelhante, durante a manhã da sexta-feira, 18, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Garcez Vieira, localizada no bairro Siqueira Campos, realizou sua festa natalina com a participação de alunos e familiares.

Na programação da festa, contaram três apresentações musicais destinadas para o berçário e outras três para os alunos da pré-escola, além de sorteios de brindes natalinos. De acordo com a coordenadora geral da unidade escolar, Esmeralda Sousa, o valor da festa está em reunir toda a comunidade de pais e alunos dentro da escola.

"A importância de reunir pais e alunos na escola é muito grande, pois sem a participação deles juntamente com a equipe de professores, a escola não existe. Pensando nesse aspecto, demos o máximo para que eventos como esse se concretizem", avaliou a coordenadora Esmeralda.

Sobre a organização da festa natalina, a coordenadora pedagógica Rose Mary Gomes diz ter sido realizada com a motivação de toda a escola. "Nossa festa contou com a participação de todos os professores, da coordenação e dos educadores assistentes. Todos estávamos empenhados com um único propósito: integrar alunos, família e escola", afirmou Rose Mary.

Para Maria José da Silva, 44 anos, mãe de três filhos e um deles estudante na Emei Garcez Vieira, as festas da escola são sempre animadas. "Costumo vir a todas. As apresentações de hoje estavam muito bonitas e a expectativa maior fica sempre pros sorteios. Pena que dessa vez não ganhei, mas pela confraternização já valeu a pena", contou Maria José.

Já Amanda do Nascimento Lima, 5 anos, estudante da pré escola, a festa só foi boa com a chegada do Papai Noel. "Gostei da festa porque vi o Papai Noel com roupa vermelha", descreveu timidamente a menina.