Aracajuanos recebem certificados dos cursos de espanhol e informática

Formação para o Trabalho
23/12/2009 12h30

O espanhol ganha cada vez mais notoriedade no mercado de trabalho e, da mesma forma, a ciência da computação, diante dos acirrados processos de globalização. Atento a isso, o programa de qualificação profissional desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), tem capacitado cidadãos de acordo com as transformações do campo profissional.

Este ano, várias turmas concluíram os cursos de espanhol e informática. As últimas foram na Unidade de Qualificação e Produção José Joaquim dos Santos (Zé do Sal), no bairro Coroa do Meio, e na Unidade de Qualificação e Produção Paulo da Conceição, Porto D'anta, respectivamente.

Diante do comando da instrutora Maressa de Oliveira Garcia, que possui formação no México, 15 cidadãos absorveram o conhecimento da língua espanhola. Carismática, a professora conquistou os alunos, elevou a autoestima da turma e repassou o conteúdo com praticamente 100% de receptividade. Durante o encerramento, muitos dos concludentes se emocionaram. "Vamos sentir saudades e desejamos que a nossa professora retorne no próximo ano para nos ensinar o espanhol avançado", argumentou a aluna Laiz Christina Lima de Gois.

Ainda no encerramento, Laiz de Gois fez uma esquete teatral, demonstrando uma aula em espanhol, inspirada em sua professora. A turma a aplaudiu, sobretudo a instrutora, que ficou surpresa. "É gratificante. A cada turma são novas amizades que concretizamos e também aprendemos com cada um", esclareceu Maressa. Os alunos ainda demonstraram o que aprenderam ao cantarem em espanhol.

Já na unidade Paulo da Conceição, 20 pessoas concluíram o curso de informática. Lá a aluna Maria Aparecida dos Santos, 42, relatou que se encontrava desempregada há 3 anos e que, por meio do curso, novos caminhos estavam se abrindo. "Deixei de trabalhar porque não sabia informática. Agora, a situação é completamente diferente", lembrou. Quem ministrou as aulas na unidade foi o instrutor Washington Silva Barreto Santos.