Marketing da PMA busca aproximação com o cidadão

Comunicação Social
23/12/2009 15h32

Com o objetivo de prestar contas à sociedade sobre serviços, obras e investimentos prioritários para melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) realizou nos últimos meses diversos informes publicitários. O foco principal foi trabalhar a comunicação institucional e buscar uma aproximação maior com o cidadão.

De acordo com o diretor de Marketing da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Lelê Teles, o trabalho se concentrou em ações educativas de grande relevância. "Para alguns, pode parecer que trabalhamos pouco, mas concentramos nossos esforços em campanhas pontuais, como a da faixa de pedestres, natal, informativos publicitários, por exemplo", comenta.

Lelê Teles acrescenta que o dever primordial do Marketing produzido na PMA é manter uma relação amistosa com a população e fazer com que o cidadão aracajuano possua um canal de comunicação aberto com a administração, além de projetar Aracaju como uma cidade interessante economicamente e tranquila para morar.

"Sempre buscamos informar a comunidade sobre o que está sendo feito, como foi o caso da licitação do transporte público e quando a Prefeitura de Aracaju sancionou algumas leis importantes, como a redução e isenção de impostos, que são coisas que fazem diferença no bolso do cidadão", completa o diretor.

Como o objetivo era comunicar apenas o que era de extrema relevância para o cidadão, a PMA racionalizou a forma de se comunicar e priorizou a comunicação institucional para prestar contas à população. "Em 2009, passamos pela ‘prova de fogo', já que houve algumas mudanças na equipe. Em 2010, com certeza, teremos um ano de maior maturidade", completa Lelê Teles.

Nos últimos meses foi realizada apenas uma campanha de conscientização para ao uso adequado da faixa, que mostrou o papel de condutores e pedestres para ter um trânsito mais humanizado e seguro. Além disso, foram feitos informes publicitários sobre a renovação da frota e os estudos para a licitação e modernização do transporte público; redução de impostos e isenção IPTU para famílias de baixa renda, e o anúncio da nova unidade pediátrica do hospital da Zona Sul Fernando Franco.  

Outra medida importante, segundo o diretor de Marketing, foi a renovação da comunicação institucional de rua com a troca dos front lights nas avenidas mais movimentadas da cidade; e a aproximação da Secom com o Sindicato das Agências de Propaganda de Sergipe para tratar de temas de interesse comum, a exemplo da poluição visual, do uso excessivo de placas de outdoors nas ruas e necessidade de padronização do tamanho das placas.