Capacitações marcam gestão da saúde em 2009

Saúde
28/12/2009 15h17

À procura da constante qualificação dos servidores e colaboradores do Sistema Único de Saúde (SUS de Aracaju), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manteve uma intensa agenda de capacitações ao longo deste ano. Um dos fatores que contribuiu para esse avanço foi a atuação do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps).

A idéia do Ceps é utilizar a educação à serviço da saúde, na certeza de que essa união acaba rendendo frutos diretos para o cidadão. "À medida em que atualizamos os conhecimentos dos nossos profissionais, todo esse know-how será repassado diretamente para quem precisa do SUS", afirma a coordenadora do centro, Ângela Leite.

De janeiro a dezembro de 2009, o Ceps montou mais de 130 eventos entre capacitações, qualificações, atualizações, reuniões técnicas, palestras, seminários e oficinas. No total, 7.512 pessoas participaram das ações. "O número representa o alcance da nossa meta para este ano. Conseguimos envolver vários assuntos e vários profissionais", complementa Leite

Dentre os assuntos tratados, vários deles provam que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) está em sintonia com o que acontece no Brasil no que concerne à saúde e bem-estar da população. A influenza A(H1N1) é um exemplo disso. As atualizações no tema reuniram cerca de 300 pessoas desde que foram diagnosticados os primeiros riscos de proliferação da doença no país.