Orquestra Sanfônica deixa Natal com cara nordestina

Cultura
28/12/2009 16h32

A apresentação da Orquestra Sanfônica de Aracaju no Parque da Sementeira, na noite do dia 23, acrescentou ao clima do Natal um toque nordestino. Aos acordes das sanfonas, foram interpretadas canções como ‘Noite Feliz' e ‘Então é Natal', além de clássicos do forró e da musica popular brasileira.

Muitas pessoas aproveitaram a visita ao presépio, montado pela Prefeitura de Aracaju, para assistir a apresentação do coro de sanfonas. A professora Mônica Cardoso conta que foi a primeira vez que assistiu à Orquestra Sanfônica. "Amei a apresentação. O local foi perfeito, perto da natureza e com o presépio ao fundo. É muito bom ver a preservação da cultura, da música nordestina", declarou.

Várias famílias estiveram presentes. A técnica administrativa da Universidade Federal de Sergipe Rosana Teixeira foi ao Parque da Sementeira com os dois filhos e aprovou apresentação. Ela disse que a Orquestra Sanfônica aproximou as músicas de Natal à raiz nordestina. "Estamos acostumados apenas a receber o que vem de fora. Aí está o significado do Natal para a gente, unir a tradição à nossa cultura", ressaltou.

Novos talentos

Além das apresentações, a Orquestra Sanfônica de Aracaju faz parte do projeto de formação de novos sanfoneiros. Seus músicos ministram aulas na Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), unidade de formação artística mantida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).