Lavanderia incrementa renda de comunidade no Jardim Esperança

Formação para o Trabalho
29/12/2009 11h00

Núcleo de aprendizado da Prefeitura de Aracaju, mantido pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), a Unidade de Qualificação e Produção do Conjunto Jardim Esperança é um complexo que conta com vários anexos, a exemplo da lavanderia comunitária, que tem contribuído de forma decisiva para a geração de renda entre as lavadeiras da localidade. "Não tenho como lavar roupa na minha casa porque o espaço é pequeno, além de não ter dinheiro para pagar a conta de água", afirma Josefa Bispo dos Santos, 65, uma das usuárias da unidade.

Assim como Josefa, cerca de 15 lavadeiras preservam o espaço e se revezam diariamente na lavagem de roupas. "A gente faz questão de deixar a lavanderia em ordem porque é daqui que a gente tira o nosso sustento", declarou Josefa dos Santos, destacando que há 30 anos é lavadeira e que chega a ganhar mensalmente em torno de R$ 200,00. "Não posso lavar todos os dias porque tenho que cuidar da casa e dos filhos, mas é uma ajuda boa o que consigo ganhar", diz.

Todos os dias a coordenação da Unidade do Jardim Esperança abre e fecha a lavanderia, atendendo também às necessidades das lavadeiras, que se responsabilizam em manter a limpeza do ambiente. Nilda Gomes, 38, mãe de dois filhos, explica que na lavanderia tem bastante espaço para lavar e secar as roupas, o que difere da sua casa. "Estou economizando muito na conta da água e, além disso, contribuo na renda familiar de minha casa", destaca Nilda.

Já Nadja Bispo dos Santos, 40, mãe de três filhos, trabalha há sete anos como lavadeira e também freqüenta a estrutura oferecida pela Prefeitura. "Trabalho como lavadeira duas vezes por semana. São quatro trouxas que lavo e ganho R$ 80,00. É uma grande ajuda porque não pago pela água e com o dinheiro que ganho compro comida para os meus filhos”, comemora.