Prefeitura investe na reforma de 10 escolas

Educação
29/12/2009 15h32

Aproveitando o período das férias escolares, a Prefeitura de Aracaju anuncia um pacote de obras nas escolas da rede municipal para melhor adequar o espaço físico aos alunos em processo educacional.  Dentro dessa iniciativa, estão previstos investimentos totais na ordem de R$ 21.346.286,93 em reforma, ampliação, construção de novas unidades e aquisição de equipamentos.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tênisson Ribeiro, localizada no bairro Mosqueiro, Zona de Expansão, está sendo reformada e ampliada, com previsão de entrega no final de janeiro próximo.  Quando concluída a obra, o prédio terá a capacidade de atendimento ampliada em 380% e estará apto a atender 1.440 alunos do ensino fundamental.  Farão parte da nova estrutura biblioteca, laboratório de informática, parque infantil, elevador e rampas de acesso.

Outra construção em andamento é a da creche no bairro América, uma antiga reivindicação da comunidade local. A conclusão também está prevista para o final de janeiro, quando a creche deverá atender a 75 crianças em dois turnos. Para tanto, será equipada com cinco berçários em dois pavimentos.

Segundo a diretora de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Tereza Hortência, o município atende hoje cerca de 31.063 alunos em suas unidades de ensino.  "Nossa intenção é ampliar o serviço de modo e oferecer sempre melhores condições de ensino às nossas crianças e jovens. Para isso, já estamos atuando na reforma de duas escolas", ressaltou.

O processo de reforma das escolas municipais começou no ano passado, quando foram recuperadas sete instituições de ensino: creche Selma Bandeira - bairro Jabotiana; Emei. Benjamin Alves de Carvalho - bairro Coroa do Meio; Emef. Dr. Carvalho Neto - bairro Novo Paraíso; Emei. Profª Neuzice Barreto - bairro Getúlio Vargas; Emei D. Hélder Câmara - Bairro Industrial; Emei. Pierre Averan - Bairro Industrial; Emei. Maria Clara Machado - bairro Santos Dumont; Emei Maria Givalda da Silva Santos - bairro Soledade.

Previsões

Além das obras em andamento, outras sete instituições de ensino do município estão em processo de licitação, são elas:

Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dr. José Augusto A. Savazine - bairro Cidade Nova (loteamento Japãozinho)
Emei. Dom Avelar Brandão Vilela - bairro Olaria
Emef. Elias Montalvão - Zona de Expansão
Emef. Letícia Soares - bairro Santos Dumont
Caic José Antônio da Costa Melo - bairro Getúlio Vargas
Emef. Sérgio Francisco - bairro Lamarão
Emef. José Carlos Teixeira - Zona de Expansão