Edvaldo empossa coordenadores escolares

Educação
30/12/2009 08h23
Início > Notícias > Edvaldo empossa coordenadores escolares

A gestão democrática da educação foi fortalecida mais uma vez na noite desta terça-feira, dia 29, com a posse dos 159 novos coordenadores da rede municipal de ensino para o biênio 2010/2011. Numa noite de muita emoção, professores, amigos e familiares comemoraram uma das maiores conquistas do ensino público brasileiro. Prestigiaram a solenidade, realizada
no Iate Clube, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a secretária municipal de Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, e a vereadora Rosângela Santana, representando a Câmara Municipal.

"Esse ato tem um valor simbólico muito grande para a rede municipal de Aracaju, pois tira a escola da ingerência política e implanta a gestão democrática. Esse é um marco para construção de um projeto pedagógico que possibilite a melhoria da educação. Cada um de vocês que se elegeu pela vontade da comunidade escolar tem a responsabilidade de ajudar a
colocar em prática o desafio de ensinar e tornar competitivos aqueles que mais precisam; os filhos dos despossuídos que não têm outra oportunidade na vida se não pelo conhecimento", afirmou Edvaldo.

A cerimônia começou com a leitura do termo de posse feita pela diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Niraildes Machado Prado, seguida da assinatura  do documento por ela mesma, pelo prefeito Edvaldo e pela secretária Tereza Cristina, e também pelos representantes dos coordenadores gerais, Núbia Josania, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laonte Gama; dos coordenadores pedagógicos, Maria Nazaré Simões, da Escola Municipal de Educação Infatil (Emei) Etelvina Amália de Siqueira; e dos coordenadores administrativos, André Fernandes, da Emef Anísio Teixeira.

O passo seguinte foi a entrega simbólica dos certificados de mais três professores eleitos: Cléverton de Almeida Alves, novo coordenador geral da Emef João Paulo II, Márcia Gracielle de Almeida, nova coordenadora pedagógica da Emei Garcez Vieira, e Djanira Batista Neves Didou, da Emef Manoel Bonfim. Em nome de todos os eleitos e empossados, pronunciou-se a professora Vilma Lima, coordenadora geral da Emef José Conrado de Araújo. A solenidade de comemoração foi encerrada com um brinde coletivo com os 159 recém-empossados, que irão dirigir 65 das 75 escolas municipais. As demais não tiveram
chapas inscritas e terão seus gestores indicados pela Semed.

Empenho

Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, o processo de gestão democrática - no qual Aracaju é uma das cidades pioneiras - ainda precisa ser aperfeiçoado e melhorado para vencer desafios e superar obstáculos. "Na grande maioria dos municípios e estados brasileiros a escolha ainda é dos prefeitos e dos que indicam. Mas essa bela e extraordinária cidade saiu na frente mais uma vez e está completando a quarta turma. Confiamos em vocês e precisamos do empenho e do exemplo moral dos senhores e senhoras para realizarmos uma verdadeira cruzada em busca da melhoria da educação pública de Aracaju", destacou.

A secretária Tereza Cristina lembrou que a eleição para escolher os novos coordenadores ocorreu no último dia 15 de dezembro e envolveu diretamente 30 mil pessoas, entres pais, alunos, educadores, técnicos e funcionários. "Esse foi mais um exemplo que o melhor caminho é a gestão compartilhada, pois aproxima a educação formal da educação plena, por meio da participação responsável", disse. "Agradeço o trabalho feito pelos coordenadores, na pessoa da Maria do Carmo Botto, da Emef Otília de Araújo Macedo, que encerram aqui seu anos de mandato e que tanto contribuiram para os avanços da Semed", reforçou.

Presenças

Também prestigiaram o ato a diretora de Gestão Escolar da Semed e presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria José Guimarães Vieira, a presidente do Sindicato dos Profissionais de Ensino de Aracaju (Sindipema), Maria Elba da Silva, o diretor do
ProJovem de Aracaju, Júnior Trindade, e membros do Conselho Escolar da Emef Carvalho Neto, representando os Conselhos Escolares da Rede Municipal de Educação.