Novos coordenadores escolares começam a atuar

Educação
04/01/2010 14h57
Início > Notícias > Novos coordenadores escolares começam a atuar

Os 159 novos coordenadores gerais, pedagógicos e administrativos da rede municipal de ensino, eleitos para o biênio 2010/2011, começam a atuar nesta segunda-feira, 4, nas unidades escolares da capital. A cerimônia de posse aconteceu na última terça-feira, 29, no Iate Clube de Aracaju, e contou com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira e da secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça.

De acordo com a nova coordenadora administrativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Bonfim, Djanira Neves, o modelo de administração escolar adotado pela Prefeitura de Aracaju tem contribuído para a melhoria da qualidade do ensino da rede pública municipal, pois permite que as ações educativas sejam compartilhadas com toda a comunidade escolar.

"Já sou professora há 30 anos e durante esse período tenho percebido avanços claros na qualidade do ensino na rede municipal com a implantação de novas ações que favorecem pais, alunos, professores e demais integrantes da comunidade escolar. Pretendo, neste novo mandato, trabalhar para manter essa estrutura democrática e participativa, com objetivo de trazer avanços ainda mais significativos no processo de qualificação do ensino", afirma Djanira.

Para a coordenadora geral da Emef Núbia Marques, Lucivalda dos Santos, o novo mandato será marcado por muito trabalho e dedicação. "Enquanto coordenadores, temos que contribuir para que a escola se desenvolva com excelência e cidadania. Com o apoio da Prefeitura de Aracaju e da Semed, não só investiremos em projetos pedagógicos contínuos, como daremos aos mesmos uma ampla visibilidade através do Encontro Pedagógico e Cultural da Rede Municipal de Ensino", ressalta a coordenadora.

O compromisso com a educação e a união de toda a equipe serão requisitos básicos na administração da coordenadora pedagógica Josefa Valmira, da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Rachel Cortes Rollemberg. "No meu mandato pretendo enaltecer a junção de forças dos diferentes segmentos para manter um ambiente harmonioso na unidade escolar, beneficiando alunos e professores com um trabalho homogêneo, propício a bom desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. A gestão democrática garante isso, pois dá oportunidade para que todos possam decidir o futuro da comunidade escolar", afirmou.

Requisitos

O processo eleitoral que definiu os novos coordenadores escolares da rede municipal de ensino foi iniciado no dia 15 de dezembro de 2009, com a publicação do edital das eleições em um jornal local de circulação diária. Para ser candidato à função de coordenador geral e administrativo, os candidatos tiveram que comprovar habilitação específica de grau superior correspondente à Licenciatura Plena, e, para ser coordenador pedagógico, possuir habilitação específica de grau superior em pedagogia ou pós-graduação (Latu ou Strictu sensu) na área de educação.

Outra exigência foi ter disponibilidade para cumprimento de jornada de 40 horas semanais, não ter sofrido penalidade administrativa nos últimos cinco anos, ter no mínimo três meses de exercício na unidade escolar sede ou em seus anexos, ter no mínimo dois anos de experiência no exercício da docência, ter no mínimo três anos de efetivo exercício no magistério público municipal e apresentar proposta de plano de ação para implemento das metas na unidade escolar de acordo com as diretrizes e normas da Semed e legislação de ensino vigente.