Reforma da Escola Tenisson Ribeiro será concluída em breve

Infraestrutura
06/01/2010 14h46

Em breve os moradores da zona de expansão da capital contarão com uma nova unidade de ensino. Para aumentar a oferta de vagas, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está realizando a reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenisson Ribeiro. A obra teve início em maio do ano passado e será concluída em breve. O investimento é de R$ 831.699,31 em recursos municipais.

Até abril de 2009, a Escola Tenisson Ribeiro tinha pouco mais de 360 m2 de área construída em seus dois pavimentos. Por conta do aumento populacional na região, as dependências da unidade já apresentavam dificuldades para abrigar novos alunos e os setores administrativos do prédio. Com a reforma e a ampliação, o espaço terá ao todo 10 salas de aula com 52 a 56 m², a maioria delas com área de circulação, além de laboratório de informática, sala de recursos, área de recreio coberta, refeitório espaçoso, cozinha e um amplo setor administrativo.

Morador há mais 40 anos do povoado Robalo, o comerciante Jailton Sacramento vê a reforma da unidade de ensino com satisfação e ansiedade. "A escola é praticamente outra, foi uma benfeitoria sem comparação. Meus filhos não tiveram a sorte de estudar aí, mas centenas de crianças e adolescentes do povoado e das redondezas poderão adquirir conhecimentos em um espaço amplo e arejado", afirma o comerciante.

Transformação

De acordo com o presidente da Emurb, o engenheiro Paulo Costa, a obra realizada no prédio transformou a antiga unidade de ensino em uma ampla e moderna escola. Ele destaca que a acessibilidade também foi observada pela empresa. "O novo prédio foi projetado dentro dos padrões nacionais de acessibilidade. Além da construção de banheiros específicos nos dois pavimentos, foi instalado, por exemplo, um elevador para garantir acesso aos portadores de deficiência. Os corredores também foram readequados em largura", destaca.

Com os trabalhos em fase final, 40 operários dividem as atividades na conclusão das instalações elétricas e hidráulicas, revestimento nas paredes e teto. Nos próximos dias, será assentado o piso e, em seguida, será realizada a pintura completa do prédio.

Segundo Paulo Costa, a entrega da obra acontecerá dentro do prazo previsto. "Além da preocupação em reformar e ampliar a escola, garantindo melhor qualidade de ensino a cerca de 150 alunos do ensino infantil e aproximadamente 1.500 do ensino fundamental, faremos a entrega antes do início do ano letivo de 2010", enfatiza.