As Bibliotecas Municipais Ivone de Menezes e Clodomir Silva encerraram o ano de 2009 com um grande motivo para comemorar. As unidades mantidas pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Aracaju (Funcaju) receberam uma quantidade recorde de livros.
Segundo Maria José Lima, diretora da Ivone de Menezes, mais de dois mil exemplares paradidáticos e didáticos foram recebidos em 2009, número muito maior do que o registrado em anos anteriores. Ela explica que o acervo doado precisa ser organizado e, por conta disso, a biblioteca só recolherá novos livros doados nas residências dos colaboradores a partir do mês de fevereiro."A doação de livros é muito importante para toda a comunidade, mas precisamos catalogá-los para que o público possa ter acesso", destaca.
A exemplo da Ivone de Menezes, a Clodomir Silva também tem recebido grande quantidade de livros. O coordenador de extensão e ação cultural, Tarcísio Bruno, afirma que normalmente nos meses de dezembro e janeiro há um aumento considerável no número de doações por conta do final do ano letivo. "Muitos pais não têm como reaproveitar os livros dos filhos, por isso os repassam às bibliotecas. Tal prática enriquece nosso acervo", declara.