PMA reúne catadores do Coqueiral para implantação de cooperativa

Família e Assistência Social
08/01/2010 11h33
Início > Notícias > PMA reúne catadores do Coqueiral para implantação de cooperativa

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), reuniu esta semana catadores de materiais recicláveis para dar prosseguimento aos trabalhos de implantação da cooperativa de reciclagem do bairro Coqueiral. O encontro, que aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da localidade, serviu para discutir o estatuto e escolher o nome da cooperativa.

Além dos catadores, participaram da reunião a equipe da Unitrabalho (da Universidade Federal de Sergipe), responsável pela assessoria técnica, e técnicos do Cras Coqueiral. De acordo com a educadora social do Cras Coqueiral, responsável pelo eixo de Educação Ambiental, Márcia Militão, a reunião representou o início da concretização do projeto.

"Esta etapa é de concretização das ações que vêm sendo desenvolvidas desde o ano passado. Já anunciamos a escolha do local onde a cooperativa será implantada, apresentamos o estatuto da cooperativa e definimos o nome, que será Cooperativa dos Catadores do Coqueiral", ressaltou a educadora.

Durante o encontro, Márcia frisou ainda a importância de preservar o meio ambiente e gerar renda para a comunidade. "O material reciclado irá servir de subsídio para a economia da própria comunidade e vai abrir um leque de novas possibilidades para o mercado de trabalho", completou Márcia Militão.

Os moradores do Coqueiral comemoraram e agradeceram a iniciativa. "Estamos muito felizes com a implantação de uma cooperativa que vai beneficiar os catadores e seus familiares. Esta é mais uma porta que se abre e temos que agarrar essa oportunidade com bastante otimismo. Queremos agradecer o esforço do Unitrabalho, da Prefeitura de Aracaju e da equipe do Cras, que foi aqui que tudo começou", disse a dona de casa Maria Janete Almeida Santos, 43.

Assessoria

Segundo a coordenadora do Unitrabalho, Catarina Nascimento de Oliveira, projetos semelhantes ao do Coqueiral vêm sendo implantados em outros municípios da Grande Aracaju e no bairro Santa Maria. "A equipe do Unitrabalho conta com 16 pessoas, que assessoram 12 grupos de empreendimentos em diversas áreas, como artesanato, alimentação, beneficiamento do leite e reciclagem", disse.

Ainda de acordo com ela, os recursos destinados a esses projetos de implantação de cooperativas são provenientes de uma instituição da Holanda. "Eles são responsáveis pelo aluguel de galpões e compra de materiais durante um ano", explicou. A prefeitura, através da Semasc, é parceira da iniciativa, ficando responsável pela mobilização da comunidade e pelo apoio logístico.