Escola Municipal inicia o ano com Festival de Poesias

Educação
11/01/2010 14h26
Início > Noticias > 40230

Grande aliada do processo educacional, a linguagem poética se fez presente na programação especial que envolveu mais de 60 alunos da 6ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos. Durante o Festival de Poesias realizado na última sexta-feira, 8, os meninos e meninas atuaram como verdadeiros intérpretes das poesias de Cecília Meireles ao compreenderem o léxico e o semântico dos textos.

De acordo com a professora de língua portuguesa e criadora do projeto, Mônica Soares, 20 alunos do 6º ano participaram do festival. "A primeira etapa do evento aconteceu nas salas de aula. Professores e alunos selecionaram as melhores criações e encaminharam para a etapa final, quando os alunos foram avaliados pela comissão julgadora composta por quatro professores", explicou.

Durante toda a manhã os alunos da Emef apresentaram suas pesquisas bibliográficas relacionadas à autora e em seguida fizeram declamações de suas obras. O evento contou com a participação de todos os gestores da escola, objetivando uma aproximação entre os alunos, professores, coordenadores e a linguagem poética.

Para a estudante Carolina Monique de Jesus, 13 anos, o festival é uma maneira divertida de adquirir conhecimentos. "Estou adorando conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra de Cecília Meireles. Confesso já ser admiradora dela há algum tempo, por me identificar bastante com a sua linguagem poética", ressaltou

Cecília Meireles

Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu na Tijuca, no Rio de Janeiro, no dia 7 de novembro de 1901. Foi poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira. Entre as 53 obras de sua autoria, destacam-se ‘Romanceiro da inconfidência', ‘Ou isto ou aquilo' e ‘Antologia poética'.